Home / Saúde / Como a gripe aviária pode cair nos vestibulares 2026?

Como a gripe aviária pode cair nos vestibulares 2026?

É comum que os vestibulares relacionem as questões com temas da atualidade. Nesse cenário, a gripe aviária, que teve um foco detectado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, pode aparecer nas provas.

Na de biologia, o tema pode ser relacionado às questões referentes ao vírus influenza A, além de seus subtipos (H5N1 e H7N9). As discussões envolvendo a criação de uma vacina para a doença também ganham espaço. Como noticiado pela CNN, o Instituto Butantan aguarda o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar os testes de um imunizante.

 

Outra abordagem que pode aparecer nas avaliações de biologia se refere a como o vírus se replica e se dissemina no ambiente. Também é possível que o assunto apareça em questões de como o vírus se desenvolve nas aves.

No tocante à saúde pública, as questões podem abordar os sintomas e risco da doença para os humanos, já que há transmissão. A contaminação acontece por meio do contato desprotegido com aves infectadas ou ambientes contaminados.

Nas provas de geografia, pode ser cobrado o impacto econômico causado pela gripe aviária. Desde que foi detectada, mais de 15 países suspenderam totalmente as exportações de frango do Brasil, que pode deixar de exportar R$ 1,6 bilhão em frango por mês.

A situação ainda pode gerar perdas para as indústrias e produtores, que terão que lidar com a redução nos preços e o aumento de custos para o controle da doença. Além disso, há o descarte de aves e ovos contaminados, o que representa prejuízos adicionais.

Nas provas de linguagens, é possível que o vestibular forneça aos candidatos questões interpretativas a respeito da gripe aviária. Podem ser utilizadas reportagens em português ou inglês (ou espanhol, no caso do Enem) como texto de apoio, por exemplo.

Veja algumas questões que já caíram no vestibular

1. (Unifor) A influenza é uma importante virose respiratória que voltou a apresentar novos subtipos virais no ano de 2013, como mostra o trecho abaixo:

“O novo vírus H7N9 da gripe aviária já fez 32 mortos na China”. (Diário do Nordeste, maio de 2013).

Diante deste fato, os países entram em estado de alerta e solicitam à população a adoção de medidas preventivas, tais como:

A) evitar tocar olhos, nariz e boca, higienizar as mãos e usar toucas descartáveis.
B) usar calçados fechados, higienizar as mãos após tossir ou espirrar e usar máscaras.
C) cobrir nariz e boca quando espirrar, usar máscaras e calçados fechados.
D) higienizar as mãos, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e usar máscaras.
E) usar lenços descartáveis para higiene nasal e sair às ruas com toucas descartáveis.

2. (IFBA) Detectado pela primeira vez em humanos na cidade de Hong Kong em 1997, o vírus da gripe, juntamente com o vírus da gripe suína, preocupam órgãos de saúde pública em virtude de suas infecções serem potencialmente sérias.

A manutenção de uma vigilância rigorosa sobre os vírus da gripe citados justifica-se, pois

I. apesar de ainda não serem transmitidos de pessoa para pessoa, há o risco de haver mutações que poderiam causar uma pandemia devastadora em humanos.

II. se uma célula humana for infectada ao mesmo tempo pelo vírus da gripe humana e o da aviária, pode haver uma mistura de seus RNAs e novos vírus serem formados.

III. sendo o material genético formado por DNA, podem injetar seus genes em uma célula hospedeira que formará várias cópias em curto espaço de tempo

Conclui-se que

A) todas afirmações estão corretas.
B) somente a I e III estão corretas.
C) somente a II é correta.
D) somente a III é correta.
E) somente II e III estão corretas.

3. (UEMA) Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus da gripe do frango fez 79 vítimas humanas no Camboja, na Tailândia e no Vietnã entre janeiro de 2004 e abril de 2005 (Veja, ano 38, n. 15, 13 de abril de 2005. p.120-4). Essa doença é causada pelo vírus conhecido como:

A) H5N1
B) H1N1
C) H5N5
D) H2N1
E) H2N2

4. (UFMG) É CORRETO afirmar que os morcegos, únicos mamíferos voadores conhecidos, são motivo constante de atenção dos serviços sanitários das Prefeituras, porque transmitem

A) febre aftosa aos bovinos
B) gripe aviária aos frangos
C) leishmaniose aos cães e gatos
D) vírus da raiva ao homem

5. (UFPA) Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.

Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A(H7N9).

Considere as seguintes afirmativas a respeito do tema, exposto acima:

I. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.
II. Pacientes infectados se beneficiam da administração de vacinas, pois estas diminuem a severidade dos sintomas.
III. Os sintomas mais sérios da gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes, possivelmente por conta da menor imunidade desses grupos contra o vírus.
IV. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque estimula a produção de anticorpos específicos.

Está correto o que se afirma em:

  • A) I, II e IV, apenas
  • B) I, II e III, apenas
  • C) II, III e IV, apenas
  • D) I, III e IV, apenas
  • E) I, II, III e IV

Gripe aviária: o que é, quais os sintomas e como é feito o tratamento

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como a gripe aviária pode cair nos vestibulares 2026? no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *