Home / Política / Clima de beligerância entre Lula e Congresso vai continuar, diz CEO da Arko Advice

Clima de beligerância entre Lula e Congresso vai continuar, diz CEO da Arko Advice

O governo federal acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) em um novo capítulo da disputa sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), intensificando o clima de tensão entre os poderes Executivo e Legislativo. A análise foi feita por Murillo de Aragão, cientista político, durante sua participação no programa WW.

De acordo com Aragão, a decisão de recorrer ao STF após a derrubada do decreto pelo Congresso aprofunda uma crise de relacionamento já existente. “Eu não vejo que isso vá terminar, porque essa decisão está profundamente influenciada pela questão eleitoral”, afirmou o especialista.

O cientista político destacou que as ações do governo Lula estão sendo fortemente influenciadas pelo cenário eleitoral. “Ele está olhando a eleição, está vendo a popularidade dele caindo, ele precisa ter e se apresentar contra inimigos de conservadores”, explicou Aragão, referindo-se à postura adotada.

Nesse contexto, o especialista prevê a continuidade do clima de beligerância, dificultando qualquer tentativa de entendimento entre as partes. “Eu acho que o clima de beligerância vai prosseguir, porque essa decisão tem vários aspectos, eleitorais, institucionais”, pontuou.

Aragão também comentou sobre o possível papel do STF nesse cenário de tensão. “Evidentemente que o Supremo não vai querer botar lenha na fogueira, não vai querer botar gasolina nessa fogueira”, disse. Ele sugeriu que o tribunal pode tentar articular um entendimento, como já fez em outras situações, a exemplo das emendas parlamentares.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *