Nos Estados Unidos, diversos estados estão em alerta para tempestades severas nesta sexta-feira (16) causadas por uma onde de calor recorde. Ao mesmo tempo, o país atinge o pico da temporada de tornados.
Fortes tempestades atingiram partes do centro dos EUA na quarta-feira (14), e a ameaça de tempestade de quinta-feira (15) representa problemas para milhões de pessoas no Centro-Oeste, onde algumas áreas já foram atingidas por rajadas de vento, granizo e tornados.
O ano tem sido agitado para tornados nos Estados Unidos, mas maio costuma ser o mês mais movimentado de todos. Este ano é o terceiro mais ativo até o momento, atrás apenas da temporada recorde de 2011 e da temporada do ano passado.
Uma tempestade que se abateu sobre os EUA na manhã de quinta-feira (15) provocou tempestades violentas no final da tarde e à noite no Centro-Oeste.
Mais de 20 milhões de pessoas de Minnesota a Michigan e Indiana — incluindo Minneapolis, Milwaukee e Chicago — estão sob risco de nível 3 de 5 de tempestades severas, de acordo com a agência governamental Storm Prediction Center.
Pelo menos nove tornados foram relatados em Minnesota e Wisconsin na quinta-feira (15).
Danos significativos foram relatados no Condado de Dodge, Wisconsin, quando uma série de tempestades ao redor do condado provocou alertas de abrigo no local e deslocou moradores, de acordo com o xerife Dale Schmidt.
Uma pessoa foi transportada para o hospital com ferimentos na cidade de Juneau, disse o xerife, acrescentando que “pode ter havido outros dois com ferimentos leves”.
Muitas ruas e rodovias do condado estão fechadas devido à queda de linhas de energia e árvores, disse Schmidt. Em Juneau, várias casas foram danificadas e pelo menos uma delas teve o telhado desabado. Todos que estavam lá dentro conseguiram sair em segurança, acrescentou.
Uma série de tempestades que se deslocavam pelo Lago Michigan começou a se mover para Michigan e para o extremo norte de Indiana na noite de quinta-feira (15).
Ventos fortes foram a principal ameaça durante a noite, com potencial para tornados embutidos.
Até o início da sexta-feira (16), mais de 280 mil clientes estavam sem energia em Michigan, de acordo com o site de rastreamento PowerOutage.us. A empresa de serviços públicos Consumers Energy disse que as avaliações sobre o restabelecimento do fornecimento de energia ainda estão pendentes, de acordo com a afiliada da CNN, WNEM.
Um calor recorde, semelhante ao de julho, atingiu essas regiões esta semana, permitindo que a atmosfera armazenasse bastante combustível para tempestades explosivas.
Ventos fortes são prováveis em qualquer tempestade a partir da tarde, mas partes de Michigan e Indiana podem sentir rajadas de até 120 km/h no final da noite. Uma vasta área, de Minnesota e Wisconsin a partes do Missouri e Kentucky, pode receber granizo maior que ovos de galinha.
Tempestades com rajadas de vento, granizo e possivelmente um tornado são mais prováveis na Virgínia central, mas algumas tempestades mais fortes também podem atingir partes da Carolina do Norte e Maryland.
Alerta para tempestade
Algumas fortes tempestades podem persistir nos vales do Mississippi e Ohio na manhã de sexta-feira (16), mas uma ameaça muito mais severa pode ressurgir à tarde.
Um risco de tempestades severas de nível 4 de 5 está presente mais ao sul, do Missouri ao Kentucky, de acordo com o SPC.
“Todos os perigos climáticos severos estão em pauta, incluindo ventos fortes, granizo forte, tornados e chuvas torrenciais”, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia em Louisville, Kentucky. “Alguns tornados fortes e ocorrências de granizo muito forte são possíveis.”
Os meteorologistas estavam inicialmente preocupados que as tempestades matinais diminuiriam a chance de condições climáticas severas mais tarde, mas esse cenário parece menos provável.
O SPC agora está alertando sobre um “surto regional” com “algumas supercélulas intensas”.
Tempestades podem atingir partes do Missouri e do Arkansas à tarde e expandir-se rapidamente à medida que avançam para o leste. Eventualmente, espera-se que uma série de tempestades se forme e atinja partes do Missouri, sul de Illinois, oeste do Kentucky e sul de Indiana, com rajadas de vento superiores a 128 km/h.
Tempestades perigosas podem continuar após o anoitecer, principalmente em partes do Kentucky e áreas a leste. Trata-se de uma ameaça à qual se deve estar especialmente atento, já que tornados noturnos têm quase o dobro de probabilidade de serem mortais do que aqueles que ocorrem durante o dia, segundo um estudo de 2022.
Mau tempo continua na próxima semana
Fortes tempestades são possíveis no Atlântico Médio e no Nordeste no sábado (17), enquanto a mesma tempestade que causou as ameaças de quinta e sexta-feira avança para o leste. Rajadas de vento e granizo são as maiores ameaças por enquanto, mas um tornado não pode ser descartado.
Novas tempestades podem trazer rajadas de vento, granizo e tornados para partes das planícies do sul a partir da tarde de sábado (17).
As planícies continuarão sendo o principal foco de clima severo no domingo e na segunda-feira (19) também, com tempestades destrutivas possíveis em grande parte de Oklahoma e Kansas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Centro-Oeste dos EUA é atingido por tornados em meio a ameaça de tempestade no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil