A final do Masters 1000 de Roma colocou frente a frente o italiano Jannik Sinner, líder do ranking da ATP, e o espanhol Carlos Alcaraz.
E, logo no primeiro set, que durou mais de uma hora, entregaram um duelo disputadíssimo. Em 1h43, Alcaraz derrotou o rival, que jogava em casa, e venceu a final — título inédito em sua carreira.
Marcada para o meio-dia, a partida começou com atraso de quase meia hora devido à final de duplas, realizada antes, ter durado mais de duas horas. Alcaraz venceu o primeiro set por 7/6, levando o público ao delírio. Mas foi preciso correr atrás do prejuízo até o fim: o espanhol salvou dois set-points do rival e conseguiu levar o primeiro set ao tie-break, quando venceu, de virada.
Já no segundo set, Alcaraz sobrou e venceu por 6/1, vencendo a final por 2 a 0 e tornando-se o campeão do Masters 1000 de Roma.
Italiana vence no feminino
No dia anterior, jogando em casa, Jasmine Parolini se tornou a primeira italiana a vencer o WTA 1000 de Roma em 40 anos, ao derrotar a americana Coco Gauff por 2 sets a 0. A partida, que durou uma hora e meia, tinha entre os espectadores Sergio Mattarella, presidente italiano.
Em 24 horas, Parolini voltou à quadra, agora para disputar a final de duplas, ao lado da compatriota Sara Errani, quando derrotou Veronika Kudermetova e Elise Mertens por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5) e ergueu mais um troféu.
Fonte: Exame