Home / Tecnologia / Caminhão da Tesla: produção deve começar no fim do ano

Caminhão da Tesla: produção deve começar no fim do ano

O ano era 2017 quando a Tesla apresentou o Semi. O caminhão elétrico da marca chamou rapidamente a atenção do mercado. Tinha uma autonomia fora do comum e foi uma excelente notícia para as grandes companhias que queriam reduzir sua pegada de carbono.

Foram inúmeros pedidos, que esperavam a entrega para 2022. Esse prazo, no entanto, foi adiado. Uma, duas, várias vezes. A lista de obstáculos era extensa e passava, principalmente, por problemas de produção e relacionados à autonomia do veículo.

Leia mais

Chegamos à metade de 2025 e, dessa vez, parece que caminhão elétrico da Tesla deve mesmo sair do papel. As dificuldades com a autonomia parecem ter sido superadas e, segundo vídeo divulgado pela empresa nas redes sociais, a Giga Fábrica em Reno, Nevada, está quase pronta para iniciar os trabalhos.

Problemas resolvidos

  • Antes, a Giga Fábrica concentrava somente a produção de células e peças para outros carros da Tesla.
  • Agora está pronta para entregar milhares de Semis: até 50 mil unidades por ano, para ser exato.
  • Essa adaptação demandou bastante tempo, mas a questão parece ter ficado para trás.
  • Sobre a autonomia, a promessa era de que o Semi teria um alcance de 500 milhas (804 km) com uma única carga, com eficiência na casa dos 2 kWh.
  • Os testes de rua, porém, mostraram números inferiores.
  • Até agora! Segundo informa o site gringo Electrek, o caminhão obteve um resultado próximo de 1,7 kWh.
  • O Semi cobriu 4.494 milhas ao longo de três semanas em trechos típicos de logístico entre Reno e Sacramento, na Califórnia.
  • Os testes, aliás, já acontecem há um bom tempo.
  • A PepsiCo, uma das primeiras clientes, já teria recebido cerca de 100 exemplares desde 2022.
  • E os resultados foram satisfatórios, apesar de algumas polêmicas.
  • O maior delas diz respeito ao preço salgado, que girava antes entre US$ 150 mil e US$ 180 mil, mas deve aumentar com o início da produção em massa.
11 de julho de 2025 - 10:37
Imagem: Reprodução/Tesla

Semi x Concorrência

Mas será que o Semi vale tudo isso mesmo? Olha, a resposta não é definitiva, pois ele ainda nem entrou em atividade oficialmente. Os números, no entanto, demonstram que sim: ele será superior à concorrência.

O conjunto de baterias entrega uma capacidade de 900 kWh, uma das maiores do mundo. Para você ter uma ideia, isso é quase 24 vezes maior que o pacote de 38 kWh de um BYD Dolphin Mini. E a recarga será rápida, de aproximadamente 70% em 30 minutos.

No quesito motor são três elétricos instalados no eixo traseiro e a estimativa é que o caminhão tenha impressionantes 1.020 cv de potência. Todo esse poder fará com que o Semi faça de 0 a 96 km/h em apenas 20 segundos. E consiga carregar uma carga de até 37 toneladas!

11 de julho de 2025 - 10:37
O interior do Semi também será polêmico, com o motorista posicionado no centro do veículo e não do lado esquerdo – Imagem: Reprodução/Tesla

Os números são excelentes. Um dos principais concorrentes do Semi, o eCascadia, da Freightliner, por exemplo tem autonomia bem inferior. Enquanto o Tesla promete fazer 804 km por carga, o eCascadia entrega apenas metade desse desempenho.

A diferença é que um está no mercado há bem mais tempo e, por isso, se tornou o caminhão elétrico preferido de dezenas de 55 empresas.

A Tesla pode roubar esse lugar, desde que o Semi saia, de fato, do papel. A previsão é que isso aconteça até o fim do ano.

As informações são do Electrek.

O post Caminhão da Tesla: produção deve começar no fim do ano apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: Olhar Digital

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *