Home / Política / Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão por faltas após prisão no caso Marielle

Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão por faltas após prisão no caso Marielle

Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão por faltas após prisão no caso Marielle

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta sexta-feira (25) cassar o mandato de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) por excesso de faltas nas sessões legislativas.

O parlamentar está em prisão domiciliar e é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 2018.
A decisão foi fundamentada no artigo 55 da Constituição Federal, que determina a perda de mandato de parlamentar que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, a um terço das sessões ordinárias, salvo em caso de licença ou missão oficial autorizada pela Casa.

Decisão oficial e tramitação

O ato foi publicado no Diário Oficial da Câmara e assinado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), pelo primeiro-secretário, Carlos Veras (PT-PE), e pelo segundo-secretário, Lula da Fonte (PP-PE).
O caso estava parado há quase um ano na Mesa Diretora. Em agosto de 2024, o Conselho de Ética da Câmara já havia aprovado a cassação de Brazão, mas o processo ficou sem desfecho durante a gestão do ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

O parlamentar tentou reverter a decisão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas teve seu recurso negado.

Prisão e mudança para domiciliar

Preso em março de 2024, Brazão passou mais de um ano detido na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). Neste mês, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o ex-deputado cumprisse pena em prisão domiciliar, devido a problemas de saúde.
A cassação ocorre em meio ao aumento da pressão sobre a Câmara, especialmente após a suspensão do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) pelo Conselho de Ética, decisão que ainda será analisada pela CCJ. A diferença de tratamento entre os casos gerou críticas e reações no meio político.

The post Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão por faltas após prisão no caso Marielle appeared first on InfoMoney.

Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/politica/camara-cassa-mandato-de-chiquinho-brazao-por-faltas-apos-prisao-no-caso-marielle/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *