Home / Finanças / Veterano trader Caio Scotte explica como reagir às adversidades do mercado financeiro

Veterano trader Caio Scotte explica como reagir às adversidades do mercado financeiro

12 de julho de 2025 - 15:12Caio Scotte e Marcio Kieling – 6° episódio da 3° temporada de A Arte do Trade

" data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/Caio-Scotte-e-Marcio-Kieling-6°-episodio-da-3°-temporada-de-A-Arte-do-Trade-1.jpeg?fit=300%2C174&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/Caio-Scotte-e-Marcio-Kieling-6°-episodio-da-3°-temporada-de-A-Arte-do-Trade-1.jpeg?fit=1280%2C744&quality=70&strip=all">

Conteúdo XP

Durante o 6° episódio da 3ª temporada de Arte do Trade, no GainCast, o apresentador Caio Scotte, trader com vários anos de experiência no mercado financeiro, destacou um dos pontos mais sensíveis no universo do day trade: a necessidade de moldar a mente para reagir corretamente às adversidades do mercado. A chave, segundo ele, está na combinação entre conhecimento técnico e plasticidade neural.

“Você vai conseguir definir a maneira como pensa sobre trade somente a partir da técnica”, afirmou. Para Scotte, não basta força de vontade ou tempo de tela — é necessário ensinar o cérebro a pensar da forma correta. E isso, segundo ele, só é possível com conhecimento estruturado. “Para que você consiga guiar suas emoções, uma maneira de pensar adequadamente, você precisa de técnica”, reforça.

Já quem ainda opera sem técnica, tende a ser dominado pela emoção. “Quando a pessoa tem emoção demais, e não tem razão, não tem técnica, ela só tem emoção”, explica. Nesse contexto, a tomada de decisão deixa de ser racional e passa a ser impulsiva — o que, no mercado, geralmente resulta em perdas.

Leia também:

Scotte ainda reforçou que essa transformação mental é construída intencionalmente, e não por acaso. “Neuroplasticidade é como você começa a ensinar sua cabeça a pensar adequadamente — isso somente através da técnica”, afirmou. Para ele, é esse processo de aprendizado que molda a capacidade do trader de reagir de forma racional, mesmo sob pressão.

Essa construção mental, segundo ele, é o verdadeiro diferencial de quem alcança longevidade no trade. Não se trata de eliminar emoções, mas de saber administrá-las com base em um plano claro e replicável.

O domínio técnico, aliado à repetição consciente, permite que o cérebro reconheça padrões e responda com racionalidade mesmo em cenários adversos — transformando o trader em um operador mais lúcido e disciplinado.

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infoMoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.

The post Veterano trader Caio Scotte explica como reagir às adversidades do mercado financeiro appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *