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BYD começa a montar carros elétricos e híbridos no Brasil com meta ambiciosa

BYD começa a montar carros elétricos e híbridos no Brasil com meta ambiciosa

A BYD apresentou os seus primeiros carros produzidos no Brasil nesta terça-feira (1º), na fábrica em Camaçari (BA). A operação inicia em formato SKD (semi-desmontado), mas o plano é expandir rapidamente a nacionalização da produção. Para este ano, a expectativa é fabricar 50 mil unidades. Em 2026, o volume deve saltar para 150 mil e, até 2030, chegar a 600 mil carros por ano.

Com investimento de R$ 5,5 bilhões, o complexo da BYD ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados e é considerado o maior da América do Sul dedicado a veículos elétricos.

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“Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção”, disse Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa.

Carros de teste e os primeiros modelos nacionais

Os primeiros veículos produzidos em solo brasileiro ainda estão em fase de testes, mas representam um passo importante rumo à produção comercial. Os modelos BYD Dolphin Mini, Song Pro e King (todos nas versões GL e GS) serão os primeiros a sair da linha de montagem.

O Dolphin Mini, carro elétrico mais vendido no país, foi o destaque da apresentação. Atualmente vendido por R$ 122 mil, deve ter seu preço reduzido para R$ 119 mil com a montagem local. Já o Song Pro, um SUV híbrido, passará de R$ 205 mil para R$ 199 mil.

Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head comercial da BYD Auto Brasil, a implantação do polo automotivo vai muito além da produção de carros: “Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil.”

A expectativa é de que o complexo gere até 20 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos. Apenas nos primeiros meses, aproximadamente mil trabalhadores já foram contratados, e outras 3 mil vagas já foram anunciadas para serem preenchidas até o fim de 2025.

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Nacionalização gradual e cadeia de fornecedores

Embora a produção inicial aconteça via regime SKD, a BYD pretende ampliar gradualmente a nacionalização, incluindo soldagem, pintura e estampagem nos próximos anos. A empresa também desenvolve um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, projetado em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses para rodar com gasolina e etanol.

Mais de 100 empresas brasileiras estão em processo de qualificação como fornecedoras. A primeira homologada foi a Continental Pneus, também sediada em Camaçari. A meta é que até 2027 a cadeia produtiva esteja suficientemente desenvolvida para ampliar o conteúdo local e reduzir os custos com tributação de importados.

Tecnologias de ponta e planos para o futuro

A linha de produção em Camaçari conta com automação inteligente, robôs, controle de ruído e rastreamento em tempo real dos veículos em montagem. Segundo Stella Li, a BYD planeja trazer ao Brasil tecnologias de carregamento ultrarrápido e assistentes autônomos para estacionamento e direção, além de expandir sua rede de concessionárias.

“Estamos empurrando para frente o que pode ser alcançado. Nossa tecnologia pode resolver problemas do dia a dia, como estacionamento em espaços pequenos e recarga ultrarrápida. O Brasil será o primeiro país das Américas a receber nossa nova geração de carregadores”, destacou a executiva.

Retomada para Camaçari

A BYD ocupa parte do terreno da antiga fábrica da Ford, fechada em 2021, em um momento que deixou milhares de trabalhadores sem rumo. “A Ford fechou as portas sem dar satisfação. Trabalhadores choraram em desespero. Hoje celebramos a chegada de uma referência mundial, que devolve o protagonismo à nossa região”, afirmou Luiz Carlos Caetano, prefeito de Camaçari.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também celebrou o novo ciclo. “Estamos fazendo história e colocando a Bahia, mais uma vez, no centro das atenções de todo o mundo quando o assunto é transição energética.”

Com operação no Brasil desde 2014, a BYD se tornou líder em vendas de carros elétricos e híbridos por aqui, respondendo por 9 em cada 10 veículos elétricos vendidos no país. Hoje, a empresa conta com 180 concessionárias e pretende chegar a 240 até o fim de 2025.

“A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros. Estamos prontos para participar do próximo capítulo da história automotiva do Brasil”, concluiu Baldy.

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Fonte: InfoMoney

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