Home / Entretenimento / Brasileiro faz viagem de 23 mil km do Canadá até Minas com um Jeep

Brasileiro faz viagem de 23 mil km do Canadá até Minas com um Jeep

Se você notar um Jeep Patriot com placas do Canadá circulando pelas estradas do Brasil tenha certeza de que ele carrega uma história inusitada. Esse SUV chama atenção por si só ao ser um veículo nunca vendido oficialmente no país e também por exibir coloridas placas da província da Colúmbia Britânica.

Para chegar aqui, o Jeep Patriot rodou cerca de 23 mil quilômetros em quatro meses. A jornada foi realizada pelo mineiro Victor Lopes, residente no Canadá há oito anos, que decidiu encarar a estrada em busca de um tempo sabático, no fim de 2024.

Victor escolheu um Jeep Patriot 2012 como parceiro de sua aventura. Equipado com motor 2.4 litros a gasolina de 172 cavalos e câmbio automático de seis marchas, o SUV já acumulava 240 mil quilômetros antes da viagem. “O carro se mostrou incrivelmente resistente, mesmo com a quilometragem alta. Fiz uma revisão completa em Vancouver antes de partir e ele não apresentou nenhum problema mecânico durante todo o trajeto”, relata.

Para suportar a longa jornada, o Patriot recebeu uma configuração que o transformou em um mini motorhome. Os bancos traseiros foram rebaixados para acomodar um colchão, e o espaço interno foi otimizado com gavetas para utensílios e um cooler. Victor também carregava equipamentos básicos, como um compressor de ar portátil e um kit de bateria.

A logística foi um dos pilares da viagem. “Planejei durante dois anos e gastei cerca de R$ 60 mil na viagem”. Aplicativos como o iOverlander foram essenciais para encontrar locais seguros para pernoitar e áreas de camping. Em regiões urbanas, Vítor optava por estacionar em áreas movimentadas e seguras.

A Expedição: 13 Países, Diversas Culturas

A rota incluiu 13 países, começando por Vancouver, no Canadá, passando pelos Estados Unidos e atravessando a América Central e do Sul até o Brasil.

O destino final foi Uberlândia (MG), cidade natal do aventureiro. Os destaques foram os parques nacionais norte-americanos, como Yellowstone e Yosemite, as praias da Baja California, no México, e as paisagens vulcânicas da América Central.


Jeep Patriot 2012: SUV com placas do Canadá chama atenção no Brasil
Jeep Patriot 2012: SUV com placas do Canadá chama atenção no Brasil • Thiago Ventura/CNN

Contudo, nem tudo foi tranquilidade. “Na Nicarágua, a burocracia para entrar no país foi desgastante. Foram quatro horas para liberar o carro na fronteira”, lembra Victor. A Venezuela, por sua vez, representou outro desafio, com o SUV sendo parado em cerca de 50 blitzes ao longo do trajeto.

Mesmo com um veículo com mais de 240 mil quilômetros rodados, a jornada foi tranquila, apenas com dois furos no pneu. “Os Estados Unidos têm uma infraestrutura impecável, mas a transição para o México já mostrou uma grande diferença nas estradas”, diz.


Jeep Patriot 2012: SUV com placas do Canadá chama atenção no Brasil
Jeep Patriot 2012: SUV com placas do Canadá chama atenção no Brasil • Thiago Ventura/CNN

Apesar disso, a experiência foi marcada por conexões humanas. “O que mais me impactou foi a recepção calorosa em grande parte dos lugares. Mesmo com o carro chamando atenção pelos adesivos e pela placa estrangeira, fui muito bem recebido”, conta.

Para o aventureiro de 36 anos, a viagem não foi apenas sobre os destinos, mas também sobre as conexões que estabeleceu pelo caminho. “Foi uma experiência transformadora, que me permitiu entender melhor a cultura de cada país e, principalmente, refletir sobre minha própria trajetória.”

Jeep Patriot: antecessor do Compass brasileiro

O Jeep Patriot foi um SUV compacto para os padrões americanos, mas médio no brasileiro e foi produzido entre 2006 e 2016. O modelo acumula mais de 1,8 milhões de unidades vendidas, em especial na América do Norte e Europa. Ao sair de linha, deu lugar à segunda geração do Jeep Compass, o mesmo fabricado e vendido no Brasil.


Jeep Patriot 2012: SUV com placas do Canadá chama atenção no Brasil
Jeep Patriot 2012: SUV com placas do Canadá chama atenção no Brasil • Thiago Ventura/CNN

Com 4,40 de comprimento e 2,63 de distância entre-eixos, oferece uma capacidade de reboque de até  907 kg, tornando-o uma opção acessível para atividades ao ar livre. O modelo contava com dois pacotes de tração 4×4.

O Freedom Drive I é um sistema 4×4 ativo em tempo integral com modo de bloqueio, ideal para condições climáticas adversas ou terrenos de baixa tração. Já o Freedom Drive II Off-Road Package inclui o sistema CVT2L com modo reduzido (19:1), pneus todo-terreno de 17 polegadas, rodas de alumínio, ganchos de reboque, protetores de cárter e estepe em tamanho completo, oferecendo capacidade Trail Rated e sendo indicado para terrenos mais desafiadores.


Jeep Patriot 2012: SUV com placas do Canadá chama atenção no Brasil
Jeep Patriot 2012: SUV com placas do Canadá chama atenção no Brasil • Thiago Ventura/CNN

Desde a versão de entrada, vinha com controle eletrônico de estabilidade (ESC), mitigação eletrônica de rolagem, assistente de partida em rampa, faróis de neblina, porta-copos iluminados e lanterna removível/recarregável. Conta ainda com bancos traseiros rebatíveis 60/40, coluna de direção ajustável, espelhos de sol deslizantes, vidros traseiros escurecidos, barras longitudinais no teto e controle de cruzeiro.

Esse modelo das fotos é da versão North Edition, derivada do Patriot Latitude. Acrescentava ar-condicionado, vidros e travas elétricas, espelhos externos aquecidos, bancos dianteiros aquecidos, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de 17 polegadas e volante revestido em couro com controles de áudio e velocidade. Inclui também banco do passageiro dianteiro rebatível e inversor de 115 volts, trazendo ainda mais praticidade e conforto.


Jeep Patriot 2012: SUV com placas do Canadá chama atenção no Brasil
Jeep Patriot 2012: SUV com placas do Canadá chama atenção no Brasil • Thiago Ventura/CNN

Jeep Compass: SUV médio é vendido com preço de compacto

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasileiro faz viagem de 23 mil km do Canadá até Minas com um Jeep no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *