Home / Política / Brasil vive modelo de crescente degradação política, diz Creomar de Souza

Brasil vive modelo de crescente degradação política, diz Creomar de Souza

O cenário político brasileiro está passando por um processo de degradação crescente, segundo análise do cientista político Creomar de Souza, CEO da consultoria de análise de risco político Dharma.

“O Brasil vive uma crônica de uma crise anunciada que talvez vire tragédia”, disse Creomar no WW Especial. Essa afirmação baseia-se na observação de um modelo político que vem se desgastando há muito tempo, resultando em um desequilíbrio entre os poderes Executivo e Legislativo.

Executivo enfraquecido e Legislativo fortalecido

Souza destaca a existência de um Executivo muito fraco, incapaz de realizar uma articulação política eficaz com o Legislativo. Além disso, aponta para a falta de uma base social sólida em termos de eleitores que apoiem o governo.

Por outro lado, o analista observa um Legislativo que tem ganhado cada vez mais poder nos últimos anos. Esse fortalecimento se deu principalmente através do controle do orçamento, da blindagem proporcionada pelo fundo partidário e eleitoral, e das emendas orçamentárias.

No entanto, Souza ressalta que, apesar desse aumento de poder, o Legislativo não assumiu uma postura de maior responsabilidade, como seria esperado em um sistema parlamentarista, por exemplo. Isso resulta no que ele chama de “o pior dos cenários possíveis”.

O especialista conclui com uma referência ao escritor José Murilo de Carvalho, afirmando que, nesse contexto de crise institucional, “o povo assiste a tudo bestializado”.

WW Especial

Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *