A Embaixada do Brasil em Portugal informou nesta terça-feira (6) que considera “irrisório” o número de brasileiros que podem ser notificados para deixar o país europeu, após o governo português anunciar a saída de 18 mil imigrantes sem autorização de residência. O anúncio ocorreu em meio à campanha eleitoral em Portugal, o que gerou críticas de organizações de apoio a migrantes.
Segundo informações da embaixada, o governo português garantiu que a medida afetará poucos brasileiros entre os 513 mil que vivem no país, maior comunidade estrangeira em território português. A embaixada brasileira mantém contato com autoridades locais e agendou uma reunião para discutir a situação dos imigrantes.

Governo Trump planeja enviar grupo de imigrantes para a Líbia em um voo militar
Grupos de direitos humanos chamaram as condições na rede de centros de detenção de migrantes do país de “horríveis” e “deploráveis”

Entidades suspeitas de fraudes no INSS integram conselhos de Lula
Organizações como a Contag e o Sindnapi integram colegiados estratégicos do governo Lula, incluindo grupos de assessoramento direto ao presidente
O ministro da Previdência de Portugal, António Leitão Amaro, afirmou que os imigrantes que não cumprirem a ordem de saída em até 20 dias poderão ser afastados de forma coercitiva. Ele defendeu que o governo precisa de um “regime mais rápido e eficaz” para garantir a expulsão dos imigrantes irregulares.
Críticos da medida, como a Casa do Brasil de Lisboa, que apoia imigrantes brasileiros, acusam o governo de utilizar o tema migratório como “cortina de fumaça” em meio à campanha eleitoral, cuja votação está marcada para 18 de maio.
As autoridades brasileiras prometeram continuar acompanhando a situação e fornecer apoio consular aos cidadãos que eventualmente sejam afetados.
The post Brasil minimiza impacto de expulsão de imigrantes em Portugal: “Número irrisório” appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney