O Banco Central (BC) avaliou nesta terça-feira, 29, que o cenário externo permanece desafiador para a economia brasileira, devido principalmente às incertezas causadas pela política econômica dos Estados Unidos.
A análise consta no Relatório de Estabilidade Financeira, publicação semestral em que o BC faz avaliação de perspectivas para a estabilidade financeira do Brasil.
O relatório divulgado nesta terça é referente ao segundo semestre do ano passado, quando o presidente Donald Trump ainda não tinha assumido a presidência dos EUA, mas já indicava a implementação de uma política de aumento de tarifas.
“Esse contexto tem gerado ainda mais dúvidas sobre os ritmos da desaceleração e da desinflação e, consequentemente, sobre o crescimento nos demais países”, escreveu o BC.
Segundo o relatório, este cenário de incertezas “segue exigindo cautela por parte de países emergentes”, como o Brasil
Contas públicas
A publicação do BC indica uma piora na percepção do mercado sobre a condução fiscal da economia brasileira e a saúde de suas contas públicas.
Segundo o relatório, as instituições que foram consultadas pelo BC apontam para uma desaceleração “acentuada” da economia brasileira, em meio a um cenário de endividamento da população.
“Os riscos fiscais aparecem como o mais importante, reflexo principalmente de preocupações com a sustentabilidade da dívida pública. As instituições pesquisadas demonstram também preocupação com a possibilidade de desaceleração acentuada da economia e de aumento da inadimplência, em um cenário de elevado endividamento de famílias e empresas”.
Ir para o conteúdo original: https://exame.com/economia/bc-diz-que-tarifaco-de-trump-exige-cautela-do-brasil-e-gera-duvidas-sobre-reducao-da-inflacao/