O melhor azeite do Brasil, o Mantikir Summit Premium, também está entre os 100 melhores do mundo em 2025 de acordo com o Guide Top 100 Evooleum Awards. A premiação espanhola organizada pela editora Mercacei e pela Associação Espanhola de Municípios Olivais (AEMO) avaliou quase mil amostras de azeites extravirgens de todo o mundo.
Planilha de Gastos InfoMoney: baixe gratuitamente e mantenha as finanças sob controle.
A edição deste ano possui azeites de 10 países diferentes no ranking, entre eles Brasil, China, África do Sul, Grécia, Portugal, Croácia, Turquia, Itália e Espanha. Neste ano, o melhor azeite do mundo foi o Monini Monocultivar Coratina Bio, da Itália. Original da Puglia, é produzido pela empresa Monini com apenas uma variedade de azeitona, a coratina.
Por sua vez, o azeite brasileiro é 19º no ranking e o único representante nacional e das Américas entre os 100 melhores, enquanto a Espanha e Itália dominam a lista, com 67 e 16 exemplares, respectivamente.
LEIA MAIS: Ministério divulga marcas de azeite impróprias para consumo; confira a lista
Ranking top 10
Confira os 10 melhores azeites do mundo:
- 1º – 97 pontos – MONINI MONOCULTIVAR CORATINA BIO
Azeitona: CORATINA – Itália - 2º – 96 pontos – DE RUSTICA ESTATE COLLECTION CORATINA
Azeitona: CORATINA – África do Sul - 3º – 96 pontos – GRAN PREGIO BIO CORATINA
Azeitona: CORATINA – Itália - 4º – 96 pontos – KNOLIVE EPICURE
Azeitona: HOJIBLANCA, PICUDA – Espanha - 5º – 96 pontos – QUATTROCIOCCHI OLIVASTRO
Azeitona: ITRANA – Itália - 6º – 96 pontos – VALDENVERO HOJIBLANCO
Azeitona: HOJIBLANCA – Espanha - 7º – 95 pontos – DI MOLFETTA FRANTOIANI
Azeitona: CORATINA – Itália - 8º – 95 pontos – MATE TIMBRO ISTRIANO
Azeitona: FRANTOIO – Croácia - 9º – 95 pontos – PARQUEOLIVA SERIE ORO
Azeitona: PICUDA, HOJIBLANCA – Espanha - 10º – 95 pontos – RINCÓN DE LA SUBBÉTICA
Azeitona: HOJIBLANCA – Espanha
Conheça o azeite brasileiro
O Mantikir Summit Premium é feito pela Vinícola Essenza em Maria da Fé, em Minas Gerais. A Essenza possui um espaço aberto a visitas em Santo Antônio do Pinhal (SP), onde também vende seus produtos. O local pode ser adicionado em um roteiro pela Serra da Mantiqueira.
O rótulo brasileiro recebeu 93 pontos após ser avaliado por 25 jurados de 11 nacionalidades diferentes. Em sua composição, ele é uma mistura de quatro variedades de azeitonas: arbequina, coratina, grappolo e koroneiki. Os frutos são cultivados a 1.910m de altitude, considerado um dos olivais mais altos do mundo. A colheita é manual e a extração é realizada a uma temperatura controlada de 22ºC.
A prensagem do blend das azeitonas é imediata e o rendimento médio da última safra foi de 12 quilos de fruto para produzir aproximadamente um litro de azeite. O frasco de 250 ml é vendido por R$ 190 no site oficial da marca.
Segundo a descrição do item, o produto tem um sabor leve e notas marcantes de herbáceas, alternando em frutas maduras e especiarias, frutas, amêndoa verde, baunilha e mel. A harmonização, por sua vez, pode ser feita com saladas de folhas e tomates, massas, carnes brancas, arrozes, carne de panela, queijos frescos, frutas e sobremesas em geral.
Vale destacar, ainda, que o Mantikit Summit se classificou como o Melhor Azeite do Mundo na mesma competição pela categoria “Produção Limitada” (até 2.500 litros).
The post Azeite brasileiro está entre os 100 melhores do mundo; conheça e veja ranking appeared first on InfoMoney.
Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/consumo/azeite-mineiro-melhores-mundo/