Home / Entretenimento / Audi RS 3 Sedan: saiba como é pilotar o esportivo de alta performance

Audi RS 3 Sedan: saiba como é pilotar o esportivo de alta performance

Pisar fundo no acelerador e escutar o ronco vigoroso do motor cinco cilindros turbo de 400 cavalos. Essa satisfação está disponível para o consumidor brasileiro com o novo Audi RS 3 Sedan, que volta está sendo oferecido em sua quinta geração. O modelo tem duas versões com preços de até R$ 711.990, para rivalizar com Mercedes-AMG A45 e BMW M2, dentre outros.

Derivado da linha Audi A3, também voltou ao Brasil o RS 3, lançado globalmente em 2011 e comercializado no Brasil até 2019. Sob o capô, o RS 3 mantém o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros, que entrega 400 cv entre 5.600 e 7.000 rpm, com torque de 500 Nm disponível já a partir de 2.250 rpm.

Com esse conjunto, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, um número digno de superesportivos. A velocidade máxima é de 250 km/h na versão convencional e chega a 280 km/h na configuração Track.

O câmbio S tronic de sete marchas, banhado a óleo, aliado à tração integral quattro, garante respostas imediatas e excelente distribuição de potência. O diferencial é o sistema de vetorização de torque, que distribui a força de forma independente entre as rodas traseiras. Inclusive, há um modelo que concentra a tração na traseira, possibilitando drift.

A reportagem da CNN experimentou um pouco dessa performance em um teste na pista do Circuito Pan-Americano, em Elias Fausto (SP). Com um Audi RS 6 Avant como carro madrinha, pilotamos o novo RS 3 Sedan Track em comboio com quatro carros. Apesar do carro-madrinha limitar a velocidade, foi possível conferir o desempenho e estabilidade do veículos, sobretudo nas curvas fechadas.

Na reta, com pé embaixo, o carro ruge com vigor e se aproximou dos 180 km/h antes de uma brusca redução para a curva. A rotação passa dos 8.000 rpm e o RS 3 ainda instiga a correr mais. Para quem busca um esportivo em torno dos R$ 700 mil, um brinquedo muito bem-vindo para track days, com espaço de um sedã compacto.


Audi RS 3 Sedan chega ao Brasil com 400 cv e 0 a 100 de 3.8s
Audi RS 3 Sedan se destaca pelo volante com formato hexagonal • Thiago Ventura/CNN

Outro destaque do RS 3 é o modo RS Performance, especialmente calibrado para pistas de corrida. Durante testes realizados no Circuito Pan-Americano, a configuração se mostrou eficaz ao oferecer máxima estabilidade e controle. A dirigibilidade é precisa e equilibrada, transmitindo confiança até mesmo para motoristas menos experientes em condução esportiva.

Estilo agressivo

Visualmente, o RS 3 se diferencia pelo design ainda mais agressivo. A dianteira recebe uma nova grade single-frame em preto brilhante, com enormes entradas de ar e faróis Matrix LED que podem exibir diferentes assinaturas luminosas. Uma delas tem padrão quadriculado de corrida.

Já a traseira reforça a identidade esportiva com um difusor redesenhado, saídas de escape ovaladas e um refletor central inspirado nos carros de competição. A versão Track conta com componentes em fibra de carbono nas saias laterais, retrovisores e aerofólio traseiro, reduzindo o peso.


Audi A3 Sedan (Esquerda) e o novo Audi RS 3 Sedan
Audi A3 Sedan (Esquerda) e o novo Audi RS 3 Sedan • Thiago Ventura/CNN

As rodas de 19 polegadas são de série, mas há diferenças entre as versões:

  • RS 3 Sedan: rodas prateadas com design de dez raios em “Y”, calçadas com pneus 265/30 R19 na dianteira e 245/35 R19 na traseira.

  • RS 3 Sedan Track: rodas pretas, também de dez raios, equipadas com os mesmos pneus, mas adicionando freios de cerâmica com pinças azuis para melhor dissipação de calor em pilotagem extrema.

Por dentro, o Audi RS 3 Sedan se destaca pelo volante com formato hexagonal, bem mais bonito que o A3 Sedan convencional. O sedã conta com bancos esportivos RS, revestidos em microfibra Dinamica e couro sintético, oferecem excelente suporte lateral, garantindo estabilidade em curvas de alta velocidade. Na versão Track, os assentos dianteiros são do tipo concha, feitos de fibra de carbono.


Audi RS 3 Sedan chega ao Brasil com 400 cv e 0 a 100 de 3.8s
Audi RS 3 Sedan chega ao Brasil com 400 cv e 0 a 100 de 3.8s • Divulgação

O painel de instrumentos é dominado pelo Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, que exibe informações exclusivas dos modos RS, incluindo Força G, monitoramento de potência e torque e contador de voltas. O carro tem multimídia MMI Touch de 10,1 polegadas oferece conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de um sistema de som premium Sonos 3D de 680W.

O novo RS 3 Sedan mede 4.533 mm de comprimento, 1.851 mm de largura, 1.393 mm de altura e 2.631 mm de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de apenas 321 litros e o tanque de combustível comporta 55 litros.

Entre os itens de segurança, seis airbags, assistente de cruzeiro adaptativo com assistente de emergência. O modelo conta ainda com câmera traseira com visão surround, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), detector de atenção e sonolência do motorista, além do sistema de alerta de saída, tráfego traseiro e mudança de faixa.

Os faróis Matrix LED escurecidos com sequenciamento de luz e pisca dinâmicos contribuem para a segurança, melhorando a visibilidade em diferentes condições de iluminação e sem ofuscar condutores na direção contrária. Além disso, o veículo dispõe de um head-up display, que projeta informações essenciais diretamente no campo de visão do motorista.

O Audi RS 3 Sedan é oferecido em duas versões: RS 3 Sedan, com preço sugerido de R$ 659.990, e RS 3 Sedan Track, que custa R$ 714.990. As cores são Branco Arkona e Verde Kyalami (sólidas); Amarelo Píton, Azul Ascari, Cinza Kemora, Preto Mito e Vermelho Progressivo (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada).


Audi RS 3 Sedan chega ao Brasil com 400 cv e 0 a 100 de 3.8s
Audi RS 3 Sedan chega ao Brasil com 400 cv e 0 a 100 de 3.8s • Divulgação

Audi Q7 2025 muda visual e ganha tecnologias; saiba preço

Este conteúdo foi originalmente publicado em Audi RS 3 Sedan: saiba como é pilotar o esportivo de alta performance no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *