A Audi inicia a pré-venda do novo A6 Sportback e-tron no Brasil, um sedã 100% elétrico de luxo. Não é o primeiro sedã elétrico que a marca das quatro argolas vende no país, mas este carro tem um detalhe muito interessante: trata-se do primeiro carro do segmento da “nova era” da Audi. O sedã parte de R$ 649.990.
O ineditismo do novo modelo é por conta de ser produzido sobre a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), criada para carros elétricos. Outros EVs como e-tron, RS e-tron GT e Q8 e-tron são derivados de plataforma adaptada. O A6 e-tron representa o primeiro sedã criado pela PPE; o primogênito dessa linhagem, contudo é o SUV Q6 e-tron, já disponível no país.
O nome do carro, “A6 e-tron” também tem uma curiosidade: foi o primeiro de uma mudança radical do batismo de carros da Audi: a ideia seria que carros com números pares seriam elétricos e os ímpares híbridos e a combustão. A ideia não deu muito certo e tanto haverá esse elétrico, quanto o A6 TFSI a combustão.
O A6 e-tron Sportback será vendido em versão única Performance Black. Entre as novidades, o carro tem coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0,21, o menor já registrado em um modelo da Audi. Esse tipo de índice melhora a autonomia e desempenho dos carros, algo importante em carros elétricos.

A novidade é equipada com motorização elétrica de 367 cavalos e 58 kgfm de torque, distribuídos para o eixo traseiro. Essa configuração permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e velocidade máxima limitada a 210 km/h.
O conjunto de baterias de íons de lítio garante, segundo dados homologados pelo Inmetro, uma autonomia de 445 quilômetros. Em recargas rápidas (e ultrararas), a Audi informa que é possível ir de 10% a 80% de carga em aproximadamente 21 minutos, desde que utilizando carregadores de alta potência.

O A6 e-tron estreia também algumas soluções visuais inéditas na marca, como as quatro argolas traseiras iluminadas. Na dianteira, os faróis são do tipo Matrix LED com luzes diurnas digitais personalizáveis, oferecendo oito assinaturas ópticas diferentes. Esses faróis já são presentes no Q6 e-tron.
A lista de equipamentos inclui teto panorâmico de vidro, rodas de 21 polegadas, ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e memória, além de assistentes semiautônomos como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa e sistema de frenagem autônoma.
O sistema multimídia é integrado pelo Audi Virtual Cockpit Plus e duas telas centrais: uma de 10,9 polegadas para o passageiro e outra dedicada ao infoentretenimento com navegação e conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Ainda há som Bang & Olufsen 3D e head-up display com realidade aumentada.
O carro tem tem 4,93 metros de comprimento, 1,92 metro de largura e 2,94 metros de entre-eixos, com altura de 1,48 metro. A capacidade do porta-malas traseiro é de 502 litros, enquanto o compartimento frontal oferece 27 litros. Esses números qualificam o modelo como da categoria sedã de gande porte.
No Brasil, o modelo será vendido com sete opções de cores externas e duas tonalidades para o acabamento interno: preto ou bege. As cores externas disponíveis são Cinza Imã (Sólida), Azul Plasma (Metálica), Azul Malpelo (Metálica), Bege Siam (Metálica), Branco Geleira (Metálica), Preto Mito (Metálica), e Cinza Daytona (Perolizada).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Audi A6 Sportback e-tron inicia pré-venda no Brasil; veículo marca nova era no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil