Home / Mundo / Ataques russos de drones em Kharkiv, na Ucrânia, deixam dezenas de feridos

Ataques russos de drones em Kharkiv, na Ucrânia, deixam dezenas de feridos

7 de julho de 2025 - 15:36Ataque russo com drone em Kharkiv 7/7/2025 REUTERS/Vitalii Hnidyi

" data-medium-file="https://i3.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/Captura-de-tela-2025-07-07-094705.png?fit=300%2C197&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/Captura-de-tela-2025-07-07-094705.png?fit=869%2C572&quality=70&strip=all">

KHARKIV, Ucrânia (Reuters) – Pelo menos 43 pessoas ficaram feridas em ataques de drones russos na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, disseram autoridades nesta segunda-feira, enquanto o presidente Volodymyr Zelensky pedia mais apoio aos aliados de Kiev.

Prédios de apartamentos, um jardim de infância e o escritório regional de recrutamento foram danificados em duas ondas de ataques, disseram autoridades locais e militares.

Durante a segunda onda, o prefeito Ihor Terekhov disse que seis drones de ataque Shahed atingiram a cidade no nordeste da Ucrânia em 10 minutos, visando “ruas residenciais, carros e pessoas”.

Ele afirmou que 43 pessoas no total ficaram feridas nos dois ataques.

Andriy Prenko, de 61 anos, disse que estava tomando café da manhã na cozinha quando ouviu um drone se aproximando.

“Acordei minha esposa e minha afilhada e as levei para o banheiro. Fiquei atrás da parede divisória e então houve uma explosão”, declarou ele à Reuters dentro de seu apartamento danificado.

“O vidro se estilhaçou e as janelas foram arrancadas. Depois houve outra.”

Kharkiv, um alvo frequente desde o início da invasão em grande escala de Moscou em fevereiro de 2022, parece ter sido a cidade mais atingida na Ucrânia em uma noite de ataques de drones e mísseis russos em todo o país.

Em Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, pelo menos 17 pessoas ficaram feridas e dezenas de prédios residenciais e um prédio universitário foram danificados em um ataque de drones pela manhã, disse o governador Ivan Fedorov na segunda-feira. Uma pessoa foi morta na cidade de Odessa, no sul do país, segundo autoridades regionais.

A Rússia matou milhares de civis ucranianos em ataques aéreos durante a guerra. A Rússia diz que não tem como alvo os civis diretamente, embora tenha como alvo a infraestrutura que, segundo ela, apoia o esforço de guerra da Ucrânia. A Ucrânia também matou um número menor de civis em ataques ao território russo e a partes da Ucrânia sob controle russo.

Zelensky pediu aos parceiros ocidentais de Kiev que cumpram as promessas de reforçar as defesas ucranianas.

“Estamos contando fortemente com nossos parceiros para cumprir integralmente o que foi acordado”, escreveu Zelensky no X. “A defesa aérea continua sendo prioridade para proteger vidas.”

The post Ataques russos de drones em Kharkiv, na Ucrânia, deixam dezenas de feridos appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *