Home / Política / Associação envolvida em fraude do INSS filiou 1.500 aposentados por hora

Associação envolvida em fraude do INSS filiou 1.500 aposentados por hora

Uma das associações envolvidas no esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) filiou 1.569 aposentados por hora, de acordo com relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) obtido pela CNN. De acordo com o documento, a Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação (Abapen) chegou a filiar 12.554 pessoas por dia.

O relatório lista dez entidades associativas e sindicatos nos quais foram identificadas situações de inclusão de descontos associativos em volume expressivo. O número de filiações por hora varia de 778 a 1.569.

O cálculo considera 20 dias por mês e oito horas de trabalho diário. Veja:

  • Abapen: 1.569 filiações por hora;
  • Caixa de Assistência dos Aposentados e Pensionistas do INSS (CAAP): 1.351 filiações por hora;
  • Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA): 1.174 filiações por hora;
  • Associação Brasileira Dos Servidores Públicos (ABSP): 1.019 filiações por hora;
  • Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap): 901 filiações por hora;
  • Associação de Clube de Benefícios (Master Prev): 879 filiações por hora;
  • Associação Brasileira dos Contribuintes do Regime Geral da Previdência Social (Abrasprev): 869 filiações por hora;
  • Associação Nacional de Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (Anddap): 849 filiações por hora;
  • Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec): 846 filiações por hora;
  • Associação dos Aposentados e Pensionistas Brasileiros (AAPB): 778 filiações por hora.

A CGU informou que há registros de descontos de beneficiários residentes em todas as 27 unidades da Federação.

“Chama a atenção, ainda, o fato de que a maior quantidade de filiados de seis das dez entidades está em unidade federativa diferente da UF em que está sua sede”, diz o relatório.

Além disso, o relatório afirma que as entidades não apresentaram documentações adequadas e suficientes para demonstrar capacidade operacional compatível com o volume de associados, seja por ocasião da formalização do Acordos de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o INSS, seja a partir de demanda efetuada pela CGU.

O documento também destaca que o INSS informou que não possuía competência técnica pericial para avaliar a veracidade dos documentos de domínio das entidades. De acordo com o relatório, o INSS se baseou na validade das assinaturas na “boa fé”.

“O INSS informa que ‘não possui competência técnica pericial para conferir/validar a veracidade dos hashs ou logs de sistemas próprios de repositórios de documentação de domínio das entidades’, baseando a validade das assinaturas digitais que autorizam o desconto ‘na boa fé e no respeito à autonomia constitucional e fé pública de que gozam as associações e sindicatos”, diz o relatório da CGU.

Em nota oficial, o INSS diz que os acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações foram suspensos e que o dinheiro será devolvido.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Associação envolvida em fraude do INSS filiou 1.500 aposentados por hora no site CNN Brasil.

Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/associacao-envolvida-em-fraude-do-inss-filiou-1-500-aposentados-por-hora/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *