O ministro da Economia da Argentina, Luis “Toto” Caputo, afirmou que o país eliminará “nos próximos dias” impostos que visam restringir as exportações industriais argentinas.
Em publicação feita na rede social X nesta quarta-feira (30), Caputo disse que 4.411 produtos — ou 88% dos industrializados argentinos — não terão mais de pagar imposto retido na fonte, que varia hoje de 3% a 4,5% a depender da mercadoria.
Importante!
Se eliminan las retenciones a las exportaciones industriales
El Gobierno Nacional eliminará los derechos de exportación del 88% de los productos industriales. De ahora en más, 4.411 productos no tendrán que pagar retenciones de entre el 3% y el 4,5% sobre el…
— totocaputo (@LuisCaputoAR) April 30, 2025
O ministro da Economia afirmou que o decreto endereçando esta questão deve ser publicado no Diário Oficial da Argentina nos próximos dias.
“O Governo Nacional eliminará os impostos de exportação de produtos manufaturados, o que aumentará a competitividade da indústria local e impulsionará as exportações. A medida beneficiará inicialmente 3.580 empresas”, escreveu Caputo.
Segundo o ministro, em 2024, o valor das exportações desses produtos atingiu US$ 3,804 bilhões, em itens que vão de máquinas agrícolas e peças automotoras a produtos farmacêuticos e cosméticos.
Caputo atribuiu a flexibilização à “reorganização das contas públicas” que vem sendo promovida pelo governo de Javier Milei. Desde que assumiu a presidência da Argentina no final de 2023, o libertário vem promovendo uma política de austeridade para reduzir o déficit argentino e controlar a inflação do país.
“As retenções afetaram a competitividade dessas empresas argentinas no exterior e as desencorajaram de exportar. Com essa medida, a indústria ficará praticamente isenta do pagamento desses impostos, com exceção de alguns setores de insumos básicos bastante difundidos, como siderurgia, alumínio, petroquímica e indústria automobilística”, concluiu o ministro da Economia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Argentina vai eliminar restrições a exportações industriais, diz ministro no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/argentina-vai-eliminar-restricoes-a-exportacoes-industriais-diz-ministro/