Home / Tecnologia / Arca de Noé? Arqueólogos esperam desenterrar embarcação bíblica

Arca de Noé? Arqueólogos esperam desenterrar embarcação bíblica

Uma crista em forma de navio em uma montanha na Turquia está deixando especialistas esperançosos. Arqueólogos estão confiantes de que poderão encontrar os restos da Arca de Noé, embarcação bíblica que sobreviveu ao grande Dilúvio.

A montanha fica no sítio arqueológico de Durupınar, no flanco sul do Monte Tendurek, no leste da Turquia. Mas é preciso cautela: por enquanto, não há evidências concretas que comprovem se tratar da Arca de Noé.

É justamente isso que um grupo de cientistas quer desvendar. Porém, antes de começar uma escavação, eles vão estudar a região através de procedimentos não invasivos, por se tratar de um local com movimentação de terra.

Arca de Noé? Arqueólogos esperam desenterrar embarcação bíblica
Sítio arqueológico de Durupınar, no leste da Turquia (Imagem: Kasbah/Shutterstock)

Seria a Arca de Noé?

A crista em forma de navio fica em um monte de 164 metros de comprimento. Seu formato levou algumas pessoas a acreditar que se tratava das ruínas petrificadas da Arca de Noé. A embarcação citada na Bíblia carregou Noé, sua família e um casal de todas as espécies de animais do mundo para escapar do grande Dilúvio que atingiu a Terra.

Como lembrou o IFLScience, o monte foi encontrado pela primeira vez em 1948, mas não chamou muita atenção. Ele foi visto novamente no final da década de 1970, pelo autoproclamado arqueólogo amador Ron Wyatt. Foi daí que surgiu a ‘lenda’: Wyatt afirmou se tratar da Arca de Noé.

Ele não tinha nenhuma prova que comprovasse essa alegação. Inclusive, o arqueólogo era conhecido por suas teorias sem fundamento: antes, ele já havia dito que encontrara artefatos e locais bíblicos, como as cidades de Sodoma e Gomorra, e até o local da travessia do Mar Vermelho.

Por muito tempo, ninguém levou a sério. Em 1996, Joe Zias, da Autoridade de Antiguidades de Israel, chamou as alegações de Wyatt de “absurdo, pois não têm qualquer base científica”.

O sítio arqueológico de Durupınar chegou a ser estudado várias vezes ao longo dos anos, mas nenhuma descoberta científica foi publicada oficialmente. Inclusive, em 2024, o Olhar Digital reportou sobre o assunto (leia mais aqui).

14 de maio de 2025 - 20:09
Equipe espera que a forma de navio da montanha seja uma evidência da Arca de Noé (Imagem: Noah’s Ark Scan/Reprodução)

Arqueólogos vão estudar local novamente

Um coletivo de pesquisa da Califórnia chamado Noah’s Ark Scan (‘exploradores da Arca de Noé’, em tradução livre) vai realizar uma nova expedição ao local.

A intenção inicial não é realizar uma escavação de imediato, mas ajudar a preservar o sítio arqueológico. Segundo comunicado do grupo, primeiro eles realizarão “levantamentos geofísicos, perfuração de testemunhos e planejamento cuidadoso”. Eles destacaram como a região é vulnerável a deslizamentos de terra e, por isso, a prioridade é proteger a área.

Leia mais:

A escavação ainda deve demorar anos (se acontecer):

  • Durante os próximos anos, pesquisadores universitários da Turquia (parceiros da Noah’s Ark Scan) realizarão testes não destrutivos, como coletas de amostras de solo e varreduras de radar;
  • A intenção é entender se as formações são naturais ou artificiais;
  • Depois que essas evidências estiverem prontas, será possível pensar em um plano de preservação adequado e, se for o caso, uma escavação.

Vale lembrar que não há nenhuma evidência científica de que o grande Dilúvio descrito na Bíblia realmente aconteceu. Portanto, não há evidências da Arca de Noé.

O post Arca de Noé? Arqueólogos esperam desenterrar embarcação bíblica apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: Olhar Digital

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *