Usuários de iPhone e iPad já podem definir o Google Tradutor como aplicativo padrão de tradução nos dispositivos da Apple. A mudança é possível a partir do iOS 18.4 e iPadOS 18.4, versões mais recentes dos sistemas operacionais móveis da empresa.
A novidade permite que o app do Google substitua o Tradutor nativo da Apple como opção principal ao lidar com textos em outros idiomas. Para ativar a função, é necessário instalar a versão mais atual do Google Tradutor e ajustar as configurações diretamente no sistema.
Como definir o Google Tradutor como padrão
- O processo para mudar o app de tradução padrão é simples.
- Após atualizar o app do Google, o usuário deve acessar o app Ajustes, tocar em “Apps”, depois em “Apps padrão”, selecionar “Tradução” e, por fim, escolher o Google Tradutor no lugar da opção da Apple.
- Essa personalização só está disponível para quem já atualizou o sistema para o iOS 18.4 ou iPadOS 18.4 ou superior.
- A Apple liberou a funcionalidade de escolha de apps padrão de tradução a partir dessa versão, e o Google foi o primeiro a disponibilizar suporte.

Leia mais:
- Google Tradutor: como apagar o histórico de traduções
- Como baixar o vocabulário de um idioma para usar o tradutor off-line?
- Google Tradutor: como baixar idiomas para traduzir sem internet
Personalização mais ampla no iOS
Além da tradução, o iOS 18.4 permite que os usuários definam outros apps padrão, como navegador, cliente de e-mail, mensagens, chamadas e gerenciador de senhas. No caso de usuários da União Europeia, também é possível escolher um app de navegação diferente do Apple Mapas, como o Google Maps.

Com a mudança, a Apple oferece mais liberdade aos usuários na hora de escolher seus apps favoritos, seguindo uma tendência de maior abertura do ecossistema iOS para aplicativos de terceiros.
O post Apple libera Google Tradutor como app padrão no iPhone apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital