Home / Tecnologia / Apagão em Portugal e Espanha: o que se sabe e dá para explicar

Apagão em Portugal e Espanha: o que se sabe e dá para explicar

Um apagão deixou Portugal e Espanha no escuro na segunda-feira (28). Ainda existem muitas dúvidas sobre as causas exatas do blecaute. Mas autoridades dos dois países investigam se a falha começou num sistema de energia solar no sudoeste da Espanha.

O governo espanhol já descartou ataques cibernéticos ou eventos climáticos extremos como causas. Segundo a Red Eléctrica, empresa que administra a rede espanhola, a hipótese inicial aponta para uma perda súbita de geração de energia solar. Essa perda teria tido efeito cascata que derrubou o sistema, segundo o jornal espanhol El País.

Apagão que afetou Portugal pode ter sido causado pela falta de ‘inércia’ na rede elétrica da Espanha

Portugal foi diretamente afetado porque estava conectado à rede espanhola no momento do problema. O pesquisador brasileiro Pedro Jatobá explicou à BBC Brasil que Portugal não conseguiu se desconectar rapidamente quando ocorreu a falha – diferente da França, que se isolou para proteger seu sistema elétrico.

Apagão em Portugal e Espanha: o que se sabe e dá para explicar
Portugal foi diretamente afetado pelo apagão por não conseguir se desconectar a tempo da rede da Espanha (Imagem: Sasha Chornyi/Shutterstock)

Jatobá disse que o apagão pode ter sido causado pela falta de “inércia” na rede elétrica espanhola. Tradicionalmente, fontes como usinas térmicas e hidrelétricas garantem estabilidade por possuírem grandes equipamentos girantes, que seguram o sistema durante pequenos distúrbios.

  • Na segunda-feira, porém, a Espanha utilizava principalmente energia solar e eólica, fontes que não possuem essa característica.

Após o incidente, a Espanha restabeleceu a energia elétrica usando principalmente usinas térmicas a gás e hidrelétricas.

Ilustração de painéis solares e turbinas geradoras de energia eólica
Especialistas reforçam que as energias renováveis são essenciais (Imagem: Piyaset/Shutterstock)

Apesar do incidente, especialistas reforçam que as energias renováveis são essenciais. E que ajustes técnicos podem evitar novos apagões desse tipo.

O que fazer, então?

Para evitar esse tipo de problema no futuro, soluções possíveis seriam:

  • Adaptar inversores eletrônicos, que conectam painéis solares e turbinas eólicas à rede elétrica, para que atuem como se tivessem inércia;
  • Usar geradores síncronos, equipamentos que ajudam a estabilizar o sistema elétrico rapidamente.

Leia mais:

Apagão parecido pode acontecer no Brasil?

Pessoa andando em loja escura rumo à exterior iluminado durante apagão em São Paulo
Apagão que ocorreu na Europa em 2025 foi parecido ao blecaute ocorrido no Brasil em agosto de 2023 (Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Existem semelhanças entre o apagão na Europa e o ocorrido no Brasil em agosto de 2023, sim. Mas Jatobá destacou que o Brasil não corre o mesmo risco que Portugal devido à robustez de seu sistema elétrico nacional.

No entanto, Roraima, ainda desconectado do sistema nacional e dependente da Venezuela, pode enfrentar problemas semelhantes. A boa notícia: segundo estimativas do governo, o estado deve se conectar ao restante do país em 2026.

O post Apagão em Portugal e Espanha: o que se sabe e dá para explicar apareceu primeiro em Olhar Digital.

Ir para o conteúdo original: https://olhardigital.com.br/2025/04/30/pro/apagao-em-portugal-e-espanha-o-que-se-sabe-e-da-para-explicar/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *