Home / Esportes / Ancelotti, o “BBB” da CBF: como a entidade usa imagem do treinador para se reinventar

Ancelotti, o “BBB” da CBF: como a entidade usa imagem do treinador para se reinventar

Ancelotti, o “BBB” da CBF: como a entidade usa imagem do treinador para se reinventar

Desde que desembarcou no Brasil, Carlo Ancelotti virou estrela de um reality show não oficial encabeçado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Vídeos e fotos do treinador italiano se multiplicaram nas redes da entidade: Ancelotti chegando ao aeroporto, conhecendo o Rio de Janeiro, sendo recepcionado na sede da CBF, visitando o Cristo Redentor, conhecendo os estádios do país e pisando na Granja Comary.

A cobertura intensa e quase diária transformou o técnico em protagonista de uma campanha midiática planejada para além das quatro linhas e que pode fazer a entidade recuperar a sua imagem desgastada, conforme mostraram especialistas ouvidos pelo Infomoney.

A estratégia surtiu efeito imediato. Apenas após sua apresentação oficial como novo técnico da Seleção Brasileira, em 26 de maio, Ancelotti ganhou quase 200 mil novos seguidores, elevando seu total a impressionantes 1,1 milhão de novos fãs em apenas uma semana. A média diária de crescimento do seu perfil, que era de cerca de 2 mil, explodiu com a chegada ao comando da Seleção.

Quem também surfou na onda foi a própria CBF. Após meses em queda de reputação, marcados por escândalos políticos, crises internas e descontentamento generalizado da torcida, a entidade viu seu perfil no Instagram voltar a crescer.

Na mesma semana da chegada de Ancelotti, a conta bateu 18 milhões de seguidores, com 200 mil novos fãs somente após a apresentação do treinador. O vídeo postado no Instagram pessoal do italiano, com o título “Olá, Brasil!”, uma saudação simples acompanhada de imagens de ídolos da Seleção, acumulou quase 9 milhões de visualizações. Já os vídeos da CBF sobre bastidores, treinos e aparições do técnico somaram impressionantes 43,6 milhões de views.

A explicação para essa força vai além do carisma de Ancelotti. Como lembra Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, “estamos falando de um dos técnicos mais vencedores da história do futebol”. Campeão por Milan, Real Madrid, PSG, Chelsea, Bayern de Munique e Juventus, Ancelotti não é apenas um treinador, é uma marca global.

Seu alcance nas redes comprova: são mais de 12 milhões de seguidores, número que supera o de nomes como Guardiola (8,5 milhões), Mourinho (5,5 mi), Klopp (4,6 mi), e até do campeão do mundo Lionel Scaloni (2,3 mi).

Para Bruno Brum, CMO da Agência End to End, a presença digital de Ancelotti se tornou um ativo estratégico para a CBF: “Em um cenário onde engajamento se traduz em valor de marca, audiência e novas receitas, contar com um técnico que tem mais seguidores do que toda a elite do futebol brasileiro somada é um diferencial raro”. Brum também destaca que, mesmo com um perfil discreto, o técnico italiano construiu uma imagem sólida, autêntica e altamente conectada às grandes torcidas globais.

Por trás da celebração digital, há uma tentativa clara de reverter uma crise mais profunda. A CBF ainda lida com os escombros da saída conturbada do ex-presidente Ednaldo Rodrigues, com investigações, acusações e desconfiança institucional. A imagem da entidade, associada por muitos torcedores a corrupção, amadorismo e falta de transparência, está longe de ser resgatada apenas com boas postagens.

“A instituição vive uma crise de imagem e credibilidade que não se resolve com marketing de curto prazo”, afirma Eduardo Carlassara, Doutor em Marketing Esportivo e CEO da Agência Develop.

Para ele, o uso de Ancelotti pela CBF é uma estratégia clássica de “transferência de imagem”: ao associar-se a uma figura de prestígio, a entidade tenta absorver valores como excelência, responsabilidade e competência, justamente os que perdeu nos últimos anos.

“Essa estratégia consiste em fazer com que todos os elementos associados à marca Ancelotti sejam naturalmente transferidos para a CBF, a partir da percepção do torcedor de que agora ambas as marcas se complementam e estão juntas. Quando falamos de um técnico com o currículo, histórico e conquistas de Carlo Ancelotti, associam-se a ele atributos como credibilidade, responsabilidade, comprometimento e excelência, justamente os que a CBF mais perdeu nos últimos anos”, completou Carlassara.

Mas o especialista alerta: “Isso só funciona se for sustentado por mudanças estruturais. Caso contrário, a esperança depositada em Ancelotti se esvairá e restará a pergunta: ‘Se nem ele resolveu, quem resolverá?”.

The post Ancelotti, o “BBB” da CBF: como a entidade usa imagem do treinador para se reinventar appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *