Home / Brasil / Anatel apreende equipamento utilizado para golpes em apartamento alugado

Anatel apreende equipamento utilizado para golpes em apartamento alugado

Na tarde desta quinta-feira (22), fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em cooperação com a Polícia Civil realizaram uma operação em um edifício próximo à estação Paraíso do Metrô, na zona central de São Paulo. Os fiscais localizaram e apreenderam um equipamento clandestino usado para o disparo de mensagens SMS fraudulentas — conhecidas como ERB Fake. Esta é a quinta apreensão do tipo realizada na Grande São Paulo em menos de um ano., segundo dados da Anatel.

A ação contou com o apoio do Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado (CERCO) do 81º Distrito Policial (5ª Seccional), que acompanhou a entrada no imóvel localizado no 15º andar do Condomínio On Paulista. O estúdio de 22 m² foi alugado pelos golpistas pela plataforma do Airbnb no dia 20 de maio e, desde então, era utilizado como QG dos criminosos. Ninguém foi encontrado na unidade no momento da abordagem policial. Também não havia objetos pessoais – o apartamento foi locado com o fim de cometer o crime.

De acordo com o delegado Filipe Soares, o esquema se baseava em envio de SMS para pessoas que passavam pela região da avenida Paulista, a pé ou de carro. Os golpistas operam com sistema ilegal de telecomunicações, com o uso de antena clandestina que enviavam as comunicações por radiofrequência. Nas mensagens, os criminosos enganavam as vítimas informando que seu cartão Bradesco tinha pontos a expirar e sugeriam clique em um link para troca por milhas, produtos ou cashbacks.

Ao clicar nos links, as vítimas recebiam um malware em seus aparelhos celulares, que poderiam ser hackeados, dando acesso clandestino a contas bancárias. Milhares de pessoas que passaram pela avenida receberam as mensagens. A Polícia Civil não sabe precisar quantas delas chegaram a clicar nos links.

“Nós conseguimos derrubar essa rede clandestina e agora vamos fazer diligência para localizar, identificar e localizar os responsáveis, pela operação irregular de aparelho de rede de telecomunicação”, explicou o delegado.

Foram apreendidos um computador, dois nobreaks (dispositivos que fornecem energia ininterrupta a equipamentos eletrônicos em caso de falha ou oscilação na rede elétrica) e uma antena clandestina. Os equipamentos eletrônicos vão passar por perícia.
A investigação teve início após denúncias de uma operadora de telefonia móvel, que identificou interferências e degradação do sinal na região, possivelmente causadas pelo funcionamento do equipamento irregular.

A Polícia Civil está realizando diligências para tentar localizar os criminosos e conta com a colaboração da Agência Nacional de Telecomunicações. Os envolvidos devem responder por crimes de invasão de dispositivo informático, rede clandestina de telecomunicações, associação criminosa ou organização criminosa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Anatel apreende equipamento utilizado para golpes em apartamento alugado no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *