Raphael Figueredo, o Rafi, estrategista da XP, vê hoje o mercado nos Estados Unidos com uma conformação atípica, em meio aos anúncios quase diários do presidente Donald Trump sobre tarifas de importação.
“A gente tem a configuração de um mercado que trabalha numa dicotomia, com duas visões”, disse. “A gente não pode viver uma discrepância muito grande entre o comportamento do mercado de Treasuries (títulos públicos dos EUA) versus mercado acionário”, complementou.
Para Rafi, que comandou o programa Morning Call da XP nesta sexta (11), a alta da bolsa americana e das Treasuries ao mesmo tempo não é usual, configurando-se no mercado dois tipos de investidor.
Leia mais: Bolsas de NY fecham em alta com recordes no Nasdaq e S&P
Fundamentalista x preocupado
“Tem o investidor mais fundamentalista que olha a temporada de resultados que está chegando. Ele observa os resultados corporativos estudando profundamente esse gigante que é a Nvidia (NVDC34), que passou de US$ 4 trilhões de valor de mercado. Esse investidor está olhando essa dinâmica, ele está comprando ação”, analisou.
Leia também: Nvidia se torna 1ª empresa aberta do mundo a atingir US$ 4 tri em valor de mercado
“Mas tem o investidor preocupado com a questão fiscal, que pode culminar com um ambiente mais inflacionário. Ele também olha a institucionalidade dos Estados Unidos, os desafios que o Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) tem à frente”, pontuou. E isso, segundo ele, rebate no mercado das Treasuries, que continua subindo, principalmente de longo prazo.
Para o estrategista, quem vai ser o termômetro do futuro do mercado de ações e das Treasuries é o valor do dólar.
Sobre os anúncios recentes de Trump para tarifas de importação, Rafi vê o mercando temendo uma escalada de taxas para vários países.
Saiba mais: Trump impõe tarifa de 35% sobre importações do Canadá a partir de 1º de agosto
The post Analista vê momento atípico nos EUA com dicotomia entre ações e Treasuries; entenda appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney