LISBOA – O ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou nesta quinta-feira (3) que os países da América Latina e outras democracias liberais precisam tomar partido na disputa geopolítica entre os Estados Unidos e a China. “Você tem que escolher um lado, e não é entre China e os EUA. É entre democracia liberal e liberdade ou tirania”, disse, durante palestra no Fórum de Lisboa.
Pompeo destacou que a ascensão da China, sob o comando do Partido Comunista e do presidente Xi Jinping, representa uma ameaça direta ao modelo democrático ocidental. “Esses conceitos centrais que animaram o mundo por décadas estão em risco de se perder”, afirmou.
Segundo ele, há um “momento de máxima força” percebido pela liderança chinesa, o que ele acredita impulsionar ações estratégicas agressivas, como tentativas de ampliar a influência global do país por meio de tecnologia, diplomacia e economia. “Historicamente, quando nações acreditam estar no ápice de seu poder, elas tentam conquistar território”, disse, ao apontar para o risco de a China buscar expandir seu domínio geopolítico, inclusive em relação ao Mar do Sul da China e Taiwan.
Pompeo criticou governos e sociedades que tentam manter neutralidade: “Ouvi em várias viagens para a Europa ou América Latina: ‘essa é a luta de vocês, não vamos escolher lados’. E eu dizia, com todo o respeito: vocês têm que escolher. É sobre liberdade ou tirania.”
Ele também alertou sobre o impacto da omissão. “Se não defendermos os valores de dignidade humana, propriedade privada e liberdade, isso vai nos assombrar”, declarou.
The post “América Latina precisa escolher um lado”, diz Mike Pompeo sobre embate EUA x China appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney