Home / Saúde / Alta de gripe pressiona sistema de saúde com mais internações respiratórias

Alta de gripe pressiona sistema de saúde com mais internações respiratórias

Alta de gripe pressiona sistema de saúde com mais internações respiratórias

Treze Estados e o Distrito Federal apresentaram nível de alerta ou de alto risco para o crescimento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) nas últimas seis semanas, com um aumento das hospitalizações relacionadas a um dos vírus da gripe (influenza A), segundo o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A situação é observada no Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Segundo a fundação, além do crescimento de casos de influenza A, a alta de SRAG tem ocorrido principalmente devido ao vírus sincicial respiratório (VSR) e, em menor escala, ao rinovírus.

Nas últimas quatro semanas, o VSR foi o agente que mais apareceu entre os casos positivos de SRAG, com 56,9% das infecções. Em seguida vêm o rinovírus (25,5%), influenza A (15,7%), SARS-CoV-2 (3,9%) e influenza B (1%).

Entre os óbitos por SRAG registrados no mesmo período, 35,7% foram associados ao SARS-CoV-2 (causador da covid-19). O vírus influenza A foi identificado em 30,4% dos pacientes fatais, seguido por rinovírus (16,1%), VSR (10,1%) e influenza B (3,6%).

Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Processamento Científico da Fiocruz e do InfoGripe, reforça que o cenário serve de alerta para que a população intensifique as medidas de prevenção, incluindo o uso de máscara em locais fechados e dentro de postos de saúde.

“Reforçamos também a importância da vacinação contra o vírus da influenza. Quem faz parte do grupo elegível e ainda não se vacinou deve procurar um posto de saúde o quanto antes”, recomenda em comunicado divulgado pela Fiocruz.

VSR

O VSR é um dos principais causadores de bronquiolite em crianças pequenas. No início, o vírus pode provocar sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, como tosse, dor de cabeça e coriza. Mas, com o tempo, alcança as vias aéreas inferiores e pode causar problemas respiratórios mais graves, como bronquiolite e pneumonia.

Rinovírus

O rinovírus é o agente viral mais associado a infecções no trato respiratório. De fácil transmissão, ele é responsável pela maioria dos resfriados e costuma circular durante todo o ano, com maior incidência na primavera. O vírus não costuma provocar complicações, mas em pacientes com comorbidades, especialmente crianças pequenas, pode evoluir para quadros mais graves.

Influenza A

Existem quatro tipos de vírus da gripe (influenza): A, B, C e D. Os mais comuns são o A e o B. Alguns casos da doença podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos, daí a importância da vacinação.

The post Alta de gripe pressiona sistema de saúde com mais internações respiratórias appeared first on InfoMoney.

Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/saude/alta-de-gripe-pressiona-sistema-de-saude-com-mais-internacoes-respiratorias/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *