O uso de potes de plástico pode não ser nada positivo para a nossa saúde. Um estudo revela que estes recipientes possuem compostos químicos que podem contribuir para mais de 10% de todas as mortes por doenças cardíacas no mundo.
Isso é resultado da presença de um tipo específico de ftalato nestes materiais. O Di(2-etilhexil)ftalato, também conhecido como DEHP, é utilizado para tornar os potes de armazenar comida mais macios e flexíveis.
Dados de regiões do mundo diferentes foram analisadas
- Foram coletados dados de cerca de 200 países durante o trabalho.
- Os pesquisadores, então, estimaram as percentagens de pessoas expostas ao DEHP em cada localidade no ano de 2018.
- Após, estas informações foram cruzadas com mortalidade de populações globais.
- O objetivo era identificar quantas mortes poderiam estar relacionadas à exposição ao produto químico.
- As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista eBioMedicine.

Leia mais
- Esse alimento comum pode reduzir o risco de doenças cardíacas
- Adoçante artificial pode aumentar o risco de doenças cardíacas
- Proteína vegetal pode reduzir doenças cardíacas em até 27%
DEHP também pode influenciar outras doenças
Segundo a pesquisa, o DEHP pode ter contribuído para 356.238 mortes apenas em 2018. Isso significa que o ftalato estaria associado a mais de 13% de toda a mortalidade global por doenças cardíacas entre homens e mulheres de 55 a 64 anos.
Os cientistas explicam que as inflamações provocadas por essa substância causam, ao longo do tempo, maior risco de infarto e derrame. Além disso, os compostos podem desequilibrar a testosterona em homens, o que pode causar doença cardiovascular.

Em trabalhos anteriores, pesquisadores já ligaram a ingestão de micropartículas de ftalatos a doenças como obesidade, diabetes, problemas de fertilidade e câncer. O próximo passo é entender como estes produtos podem estar relacionados com o parto prematuro.
Além de identificar a possível relação dos potes de plástico com doenças cardíacas, a equipe apresentou algumas recomendações para a população. A principal delas é evitar o uso destes recipientes, especialmente nos casos em que eles são aquecidos no micro-ondas.
O post Algo comum na sua cozinha pode estar ligado a problemas cardíacos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital