A Airbus enfrenta novos desafios com sua família de aeronaves A320, após anunciar um recall massivo na semana passada. Nesta segunda-feira (1), a fabricante revelou que um problema de qualidade industrial foi identificado, relacionado a painéis metálicos de algumas unidades. O incidente é atribuído a um único fornecedor, cujo nome não foi divulgado. Um porta-voz da empresa assegurou que a origem do problema foi identificada e contida, e que todos os painéis recém-produzidos atendem aos requisitos necessários.
Entenda o Cenário
No último fim de semana, mais da metade da frota global de A320 foi temporariamente retirada de operação devido a um problema de vulnerabilidade de software à radiação solar. A Airbus informou que o processo de correção levaria cerca de duas horas, minimizando assim o impacto nos voos. Os voos começaram a ser retomados gradualmente nesta segunda-feira, com menos de 100 aeronaves necessitando de reparos mais complexos.
Apesar de o novo problema de qualidade não ter afetado diretamente os aviões em operação, as ações da Airbus caíram 5,9% na bolsa de valores de Wall Street. O CEO da empresa, Guillaume Faury, pediu desculpas pelos “desafios lógicos e atrasos” e garantiu que as equipes estão trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível.
Atualização de Software
As atualizações de software começaram na noite de sexta-feira (28), após a solicitação de reguladores de tráfego aéreo em várias regiões, incluindo Europa, Ásia e América Latina. A medida foi eficaz em limitar os transtornos. No Reino Unido, por exemplo, a Autoridade de Aviação Civil informou que as companhias aéreas locais conseguiram realizar as atualizações sem grandes interferências no tráfego aéreo. Aeroportos como Gatwick e Heathrow relataram apenas algumas interrupções.
Na Austrália, a Jetstar cancelou 90 voos, mas a maioria das aeronaves já havia sido atualizada. Nos Estados Unidos, a American Airlines, a maior operadora de A320, informou que 209 de seus 480 aviões precisavam da correção, com a maioria sendo atualizada até esta segunda-feira. Companhias aéreas na Europa, como a Wizz Air, também conseguiram realizar as atualizações sem grandes problemas.
Impacto no Brasil
No Brasil, as companhias Latam e Azul operam com o modelo A320, mas ambas afirmaram que não serão afetadas pelo recall. A Azul confirmou que nenhum de seus modelos precisou passar por recall, enquanto a Latam indicou que algumas afiliadas, como a da Colômbia, poderiam ter um “impacto muito limitado”, mas o Brasil não está incluído nessa lista.
Um dos Maiores Recalls da História
O recall de seis mil aeronaves da família A320 é um dos maiores da história da Airbus, representando um revés significativo para a fabricante. Essa medida foi anunciada semanas após o A320 se tornar o avião mais entregue de todos os tempos, superando o Boeing 737. A Airbus informou que os reparos emergenciais podem ser menos complexos do que o inicialmente previsto, com a maioria das aeronaves necessitando apenas da reinstalação de uma versão anterior do software.
Embora a atualização seja considerada relativamente simples, ela deve ser aplicada antes que os aviões possam retornar às operações. O episódio que levou ao recall envolveu um voo da JetBlue que precisou realizar um pouso de emergência devido a problemas no controle de voo, resultando em feridos.
Atualmente, existem cerca de 11,3 mil aeronaves da Airbus em operação no mundo, das quais 6,44 mil pertencem à família A320. A situação continua a ser monitorada de perto pelas autoridades e pela própria Airbus.
Fontes(s): [Comunicar Recall da Airbus], [Atualização da Airbus], [G1 sobre o Problema], [Reuters sobre o Recall].
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