O orçamento da comunicação empresarial no Brasil caiu de R$35,5 bilhões em 2023 para R$31,8 bilhões em 2024, com uma leve alta prevista para 2025. Os dados são do Centro de Estudos e Análises Econômicas aplicadas à Comunicação (CEAEC) da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
É em meio a esse cenário que a 9ª edição do Aberje Trends – Tendências em Comunicação será realizada em 26 de junho, no Teatro Bravos, em São Paulo, reunindo centenas de profissionais para debater os caminhos da comunicação em um cenário de transformações profundas e demandas crescentes por efetividade, reputação e impacto.
“O Aberje Trends também reflete como as empresas estão reposicionando seus investimentos em comunicação. Mesmo com orçamentos mais contidos, há uma busca clara por efetividade, reputação e presença estratégica. A lógica não é de retração, mas de alocação mais precisa: menos dispersão, mais impacto”, afirma Leonardo Müller, economista-chefe da Aberje.
A ambiente externo coloca incertezas adicionais, com instabilidades geopolíticas, transformações tecnológicas e disputas narrativas, juntamente com o desafio orçamentário. O Aberje Trends propõe uma reflexão sobre como a comunicação pode ser fator decisivo na condução das estratégias corporativas.
A diretora de redação do InfoMoney, Mariana Segala, será a mediadora da roda de CEOs comunicadores, com o tema “Comunicação e gestão: o desafio dos CEOs em gerir empresas brasileiras em meio ao caos global”, que vai reunir Emir Calluf Filho, presidente da BHP Brasil; Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil; Rogerio Barreira, presidente da divisão Brasil da Arcos Dorados; e Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.
Os executivos discutirão como os líderes assumem também um papel de protagonismo na construção de confiança e reputação das organizações, para transmitir seu propósito e lidar com suas crises.
Com o tema central “Nova desordem mundial: comunicar em tempos de tensão”, a programação inclui palestras, apresentações de cases e debates sobre temas como comunicação interna, comunicação externa, relações governamentais e ESG.
O evento tem patrocínio da ArcelorMittal, Arcos Dorados (McDonald’s), BASF, Bayer, BHP, Gerdau, Itaú, Latam Airlines, Novo Nordisk e Stellantis; apoio de Cortex Intelligence, CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs, Tetra Pak e Vivo; e media partner da Propmark.
As inscrições podem ser realizadas pelo site da Aberje.
Serviço
Aberje Trends 2025
Data: 26/06/2025
Local: Teatro Bravos
Endereço: Rua Coropé, 88 – Pinheiros – São Paulo – SP
Horário: das 9h às 18h
Inscrições: link
The post Aberje Trends discute o papel da comunicação em meio a reposicionamento do orçamento appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney