Home / Mundo / Após enchentes mortais, Texas enfrenta novo alerta de tempestades

Após enchentes mortais, Texas enfrenta novo alerta de tempestades

Nos Estados Unidos, após as enchentes mortais que devastaram parte do estado do Texas, a região sul do país voltará a registrar um padrão de umidade neste fim de semana, o que traz de volta a ameaça de inundações.

O foco da ameaça de inundação se estenderá do leste do Novo México, passando pelo oeste e norte do Texas e chegando a grande parte de Oklahoma, onde o Centro de Previsão do Tempo emitiu uma ameaça de nível 2 de 4 para chuvas excessivas no sábado (12) e domingo (13).

Essa área inclui a vila de Ruidoso, no Novo México, que foi afetada pelas enchentes mortais e recordes no início desta semana.

Espera-se que tempestades que se desenvolvam na região causem chuvas significativas em um curto período de tempo.

Há grandes quantidades de umidade do Golfo na região e as tempestades serão lentas — uma péssima receita para nchentes.

As tempestades provavelmente terão maior impacto a partir da tarde de sábado até a noite no sudoeste de Oklahoma e no noroeste do Texas.

A grande maioria das chuvas permanecerá ao norte da cidade de Kerrville, duramente atingida, mas a cidade e as áreas ao redor estão em nível 1 de 4 de ameaça no sábado devido à incerteza da localização da tempestade.

Enchentes no Texas mataram mais de 120

Na sexta-feira passada, chuvas torrenciais fizeram com que o nível d’água crescesse furiosamente no Rio Guadalupe na madrugada do feriado do Dia da Independência dos EUA. O desastre é o mais mortal dos quase seis meses de mandato do presidente republicano.

Ao menos 120 pessoas morreram e outras 160 ainda estão desaparecidas — incluindo 150 no Condado de Kerr, duramente atingido.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajou para o centro do Texas, nesta sexta-feira (11), acompanhado da primeira-dama Melania Trump para avaliar as consequências das enchentes. 

A viagem marca a mais recente demonstração de apoio da Casa Branca ao esforço de recuperação do Texas. Recentemente, autoridades do governo americano pressionaram pela redução das operações de preparação para emergências do governo – ou até mesmo pela eliminação completa da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA).

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *