Home / Tecnologia / Proteção Avançada: conheça as novas ferramentas de segurança do Android

Proteção Avançada: conheça as novas ferramentas de segurança do Android

O recurso Proteção Avançada do Android adicionou várias novidades, recentemente, reforçando a segurança nos dispositivos com o sistema operacional do Google. As melhorias contemplam diversos apps nativos, como Mensagens e Telefone, além do Chrome.

Como revelou a companhia de Mountain View na última terça-feira (08), o navegador é um dos programas mais beneficiados com as adições, que representam a expansão do Programa de Proteção Avançada para o nível do dispositivo no Android 16. A solução, já oferecida a indivíduos de alto risco e com foco na conta do Google, agora está presente em todo o sistema.

tela-do-recurso-protecao-avancada-no-android
As ferramentas ajudam a tornar a navegação mais segura. (Imagem: Google/Divulgação)

Quais são os recursos disponíveis?

Segundo a gigante das buscas, a Proteção Avançada se integra ao Chrome no Android de três maneiras, permitindo que usuários com diferentes níveis de riscos de ataques adaptem os recursos às suas necessidades de segurança. Elas estão disponíveis a partir da versão 137 do navegador.

  • Ao ativar a solução no celular, a opção “Sempre usar conexões seguras” para sites públicos e privados é habilitada, forçando o browser a usar o protocolo HTTPS em todas as páginas;
  • O recurso também alerta antes de se conectar a uma página via HTTP, caso a conexão mais segura não esteja disponível;
  • A segunda funcionalidade habilitada é o isolamento total do site, evitando que páginas potencialmente maliciosas sejam carregadas junto com as legítimas;
  • Essa ferramenta é ativada por padrão nos celulares com 4 GB de RAM ou mais, apresentando funcionamento igual ao da versão para desktop;
  • A terceira função é a desativação das otimizações de Javascript, reduzindo a superfície de ataque do navegador, dificultando as ações de cibercriminosos;
  • Embora melhorem o desempenho, essas otimizações têm sido associadas a bugs explorados por invasores.

“O Proteção Avançada atua como um único ponto de controle para usuários em risco no Android, que permite configurações de segurança importantes em todos os aplicativos, incluindo muitos dos seus aplicativos favoritos do Google, como o Chrome”, explicou a empresa, em comunicado.

O Google também recomenda que usuários de alto risco façam parte do Programa de Proteção Avançada, caso não estejam inscritos, recebendo aprimoramentos na autenticação multifator e tendo aplicação automática das configurações de segurança nos dispositivos. Figuras públicas, políticos, ativistas e jornalistas se enquadram nesse grupo.

tela-do-recurso-protecao-avancada-no-android
A Proteção Avançada está disponível no Android 16. (Imagem: BleepingComputer/Reprodução)

Como ativar a Proteção Avançada?

Para aproveitar os novos recursos de segurança do Chrome no Android, é necessário ir ao menu “Configurações” do celular. Em seguida, toque em “Segurança e Privacidade” e depois em “Proteção Avançada”, modificando o botão de alternância para a posição ligado.

Vale ressaltar que a ferramenta está disponível no Chrome 137 no Android 16. Nos aparelhos com versões anteriores do Android é possível habilitar alguns dos recursos de forma independente, abrindo o menu “Privacidade e Segurança” do navegador, desde que ele esteja na versão 133 ou posterior.

Ativar a atualização automática do sistema e manter o navegador sempre com a versão mais recente são outras maneiras de melhorar a segurança do dispositivo, reforçando a proteção contra diferentes tipos de ameaças virtuais.

Continue no TecMundo para conferir mais notícias sobre segurança e não se esqueça de compartilhá-las com os amigos nas redes sociais.

Fonte: TecMundo

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *