Home / Mundo / Tarifa de Trump pode abalar imagem já frágil de investidores com Brasil, diz analista

Tarifa de Trump pode abalar imagem já frágil de investidores com Brasil, diz analista

10 de julho de 2025 - 06:00Presidente dos EUA, Donald Trump –
27/06/2025
(Foto: REUTERS/Ken Cedeno)

" data-medium-file="https://i2.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/2025-06-30T235636Z_2_LYNXMPEL5T154_RTROPTP_4_USA-TRUMP.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/2025-06-30T235636Z_2_LYNXMPEL5T154_RTROPTP_4_USA-TRUMP.jpg?fit=1280%2C855&quality=70&strip=all">

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas sobre bens brasileiros em 50% na tarde desta quarta-feira (9). Para analistas, o anúncio tem o condão de impactar negativamente o mercado brasileiro e o câmbio.

“A tendência é Bolsa cair e dólar subir ante o real”, opina Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos.

Cruz destaca que o anúncio de Trump pode abalar a imagem, já frágil, de investidores com o Brasil, já que se trata de um mercado de risco que fica ainda vulnerável por estar na mira do presidente americano.

O analista considera que a situação é especialmente ruim para as empresas brasileiras que exportam para os EUA, uma vez que a especulação do mercado era de tarifas de 22%.

Cruz também chama a atenção para o argumento de que o nível da taxa se dá por ordens judiciais que “censuram” mídias sociais americanas e inibem a liberdade de expressão de cidadãos dos EUA. Segundo Trump, esses ataques do Brasil partem do Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento, publicado na Truth Social, o presidente pontua a cláusula de retaliação e ameaça elevar ainda mais as tarifas caso o países responda com medidas semelhantes. “Se por qualquer razão vocês decidirem aumentar suas tarifas, o valor que escolherem será somado ao valor que cobramos”, diz o texto.

Além disso, na carta, Trump também justifica o nível das tarifas ao processo enfrentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. “A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro — um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos — é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, afirmou.

Cruz comenta que poderia ser esperado que, até a eleição, alguma medida nesse sentido fosse feita, mas não agora, sendo um fator de ainda maior incerteza para o mercado.

(com Reuters e Estadão Conteúdo)

The post Tarifa de Trump pode abalar imagem já frágil de investidores com Brasil, diz analista appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *