Home / Política / Britânico é julgado por tentar oferecer informações a espiões russos

Britânico é julgado por tentar oferecer informações a espiões russos

Um britânico ofereceu informações pessoais sobre o ex-ministro da Defesa do Reino Unido Grant Shapps à inteligência russa em troca de dinheiro, informaram promotores na quarta-feira (8).

Howard Phillips é acusado de oferecer o endereço residencial e o número de telefone de Shapps a duas pessoas que ele acreditava serem agentes russos, mas que, na verdade, eram agentes secretos britânicos.

O homem de 65 anos nega a acusação de auxílio a serviço de inteligência estrangeiro, um crime que pode acarretar uma pena de até 14 anos de prisão.

 

O julgamento de Phillips começou no Tribunal da Coroa de Winchester nesta quarta-feira (8).

A promotora Jocelyn Ledward disse que o acusado se ofereceu para ajudar a inteligência russa “não necessariamente por razões ideológicas ou por simpatizar com o Estado russo”.

Ledward disse que Phillips buscava realizar “trabalho simples– e, talvez, interessante ou empolgante – por dinheiro fácil”.

As investigações apontam que os supostos agentes russos pediram ao acusado que colocasse em um pendrive quais informações ele poderia oferecer e por quê. O documento afirmava que Phillips poderia “facilitar a retirada de agentes, fornecer abrigo seguro, transporte, assistência e devolvê-los a um local designado para embarque sem identificação”.

Phillips, cujo julgamento deve durar até três semanas, também é acusado de oferecer apoio logístico, reservar um hotel e comprar um celular para um serviço de inteligência estrangeiro.

 

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *