Home / Política / Itamaraty convoca diplomata dos EUA após nota que endossa críticas de Trump ao STF

Itamaraty convoca diplomata dos EUA após nota que endossa críticas de Trump ao STF

10 de julho de 2025 - 01:47Itamaraty (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

" data-medium-file="https://i1.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/01/itamaraty.jpg?fit=300%2C179&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/01/itamaraty.jpg?fit=1170%2C700&quality=70&strip=all">

O Itamaraty decidiu convocar o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, após a divulgação, nesta quarta-feira (9), de uma nota da representação diplomática em Brasília que endossa declarações do ex-presidente americano Donald Trump em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são da CNN e do jornal O Globo.

Na nota, a embaixada afirmou que a “perseguição política” contra Bolsonaro é “vergonhosa” e “desrespeita as tradições democráticas brasileiras”, ecoando a linguagem adotada por Trump em mensagens recentes nas redes sociais.

A nota da embaixada americana, que normalmente evita comentar processos internos de outros países, foi considerada uma grave interferência nos assuntos domésticos do Brasil.

Em reação, o Ministério das Relações Exteriores convocou o representante interino da embaixada para prestar esclarecimentos. O gesto é uma sinalização pública de insatisfação com a postura adotada por Washington.

Repercussão no governo

A nota da embaixada foi publicada após uma série de declarações de Trump em defesa de Bolsonaro. No início da semana, o ex-presidente americano afirmou estar “acompanhando de perto” o caso e classificou o tratamento dado ao ex-mandatário brasileiro como “terrível”. Trump chegou a pedir que “deixem Bolsonaro em paz”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu em nota oficial, afirmando que o Brasil “não aceita tutela ou interferência externa” e reforçou que a defesa da democracia e o cumprimento da lei são responsabilidade exclusiva dos brasileiros. “Temos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei — sobretudo aqueles que atentam contra o Estado de Direito”, declarou Lula.

The post Itamaraty convoca diplomata dos EUA após nota que endossa críticas de Trump ao STF appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *