Os futuros dos principais índices de Wall Street subiam nesta quarta-feira (9), com os investidores avaliando as medidas tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e acompanhando de perto as negociações com parceiros comerciais.
O futuro do S&P 500 subia 0,22%, enquanto o contrato futuro do Nasdaq 100 tinha alta de 0,18%, e o futuro do Dow Jones avançava 0,18%.
Trump disse na terça-feira que vai impor uma tarifa de 50% sobre o cobre importado e, em breve, introduzirá taxas sobre semicondutores e produtos farmacêuticos, um dia depois de pressionar 14 parceiros comerciais com novas cartas tarifárias.
Ele disse que “um mínimo de sete” anúncios tarifários serão feitos nesta quarta-feira.
“O momento dessas ameaças tarifárias sobre cobre e produtos farmacêuticos sugere que o governo Trump está tentando pressionar a União Europeia e outros parceiros comerciais a fechar acordos mais rápidos, criando incertezas e riscos”, disseram analistas do UBS.
Eles também advertiram contra uma reação exagerada no curto prazo, dada a falta de clareza sobre qual política será de fato adotada.
A reação de Wall Street aos últimos desdobramentos tarifários na terça-feira foi relativamente discreta em comparação com a forte liquidação na sessão anterior, desencadeada pelas novas ameaças tarifárias da Casa Branca contra o Japão e a Coreia do Sul.
Com o prazo para as tarifas abrangentes agora transferido para 1º de agosto, os investidores estão depositando suas esperanças nas negociações a fim de evitar uma guerra comercial total.
Os investidores também analisarão a ata da reunião de junho do Federal Reserve, às 15h (horário de Brasília), em busca de sinais sobre quando os membros poderão retomar os cortes da taxa de juros.
Fonte: CNN Brasil