Peter Navarro em Concord, Carolina do Norte
21/10/2024 REUTERS/Brian Snyder
O conselheiro comercial da Casa Branca, Peter Navarro, voltou a atacar o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e exaltou a política econômica do presidente dos EUA, Donald Trump. Em entrevista à Fox Business nesta terça-feira, 8, Navarro afirmou que a política comercial do republicano “está indo muito bem” e que acordos já firmados ou prestes a ser anunciados “cobrem quase 90% do nosso déficit comercial”.
Em suas críticas ao Fed, Navarro acusou Powell de ser parcial. “Todos são partidários e o presidente do Fed, Powell, também é um”, declarou. Para ele, o conceito de um banco central independente é “ótimo”, mas difícil de ser executado diante do “partidarismo” de Powell. “Temos um Fed partidário com o Powell. Temos pessoas inteligentes naquele Conselho. Por que eles deixam Powell liderá-los?”, questionou.
Trump diz que pelo menos 7 anúncios relacionados ao comércio serão feitos hoje
Ele não especificou se estaria anunciando acordos comerciais ou cartas tarifárias
Trump repete crítica a Putin, pede mais gastos da Otan e cobra renúncia de Powell
O presidente cobrou dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) maior comprometimento
Navarro também responsabilizou as atuais taxas de juros por perdas no crescimento econômico. “As taxas atuais de juros nos custam de 0,25% a 0,50% de perdas no crescimento do PIB. Isso é de 500 a 750 mil empregos que deixamos de criar e pelo menos US$ 150 bilhões de acréscimo no déficit fiscal”, afirmou. Segundo ele, os dados indicam que os juros deveriam estar “pelo menos 50 pontos-base abaixo do nível atual”.
Ao comentar o combate à inflação, Navarro minimizou os riscos. “O que estavam fora de controle eram as expectativas de inflação dos consumidores e dos trabalhadores, e não a inflação em si. E quando elas começam a cair, significa que estamos ganhando essa guerra”, disse. “Powell é um advogado, não um economista.”
O conselheiro ainda reforçou sua defesa às políticas econômicas de Trump. Segundo Navarro, a “Trumpnomics tem habilidade de fazer a economia americana crescer mais rápido que as políticas de Obama e de Biden e sem causar inflação”.
The post Navarro diz que Powell é ‘partidário’ e liga juros altos a perdas no crescimento appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney