O advogado criminalista Guilherme Suguimori e o empresário e ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta terça-feira (8), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), sobre o que definirá a eleição em 2026.
Segundo a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg desta terça-feira (8), pautas como a segurança pública, impostos, responsabilidade fiscal e controle de gastos têm pior desempenho durante o atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se comparado com o governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL).
Para Suguimori, a economia deve ser destaque em 2026.
“Se fosse hoje eu diria, sem sombra de dúvidas, que a questão fiscal é mais importante. Isso é o grande embate do Congresso contra o governo e isso vem pautando as discussões online. Mais do que isso, houve a primeira grande vitória da esquerda em pautar a matéria desde que esse governo começou”, opinou.
“A questão é: isso vai continuar sendo a pauta até 2026? Eu acho que vai. Embora essa briga vai acabar logo, porque o Brasil não consegue seguir, será necessário achar uma solução, o embate entre governo e Legislativo não vai acabar”, concluiu.
Para Fonteyne, a segurança e os gastos públicos prejudicarão a esquerda.
“A pesquisa mostra que o governo arrecada mais, gasta pior e entrega muito menos segurança. Isso obviamente vai ter reflexo nas eleições em 2026”, disse.
“Lula tenta passar uma PEC da Segurança que não está passando, tenta se segurar nessa alça da PEC que não avança e não vai avançar mesmo, só tem alguns itens bons, que é a união dos bancos digitais, mas o resto é muito ruim. Ou seja, esse governo está completamente perdido. […] A população percebe que vai pagar a conta do populismo dessa turma completamente deslumbrada”, defendeu.
Fonte: CNN Brasil