Foto: Unsplash
Ao preencher uma planilha de gastos, termos como despesas fixas e variáveis vão aparecer. Ainda que pareça uma tarefa simples, cada pessoa demonstra hábitos de consumo diferentes, mudando as possibilidades de anotação dos gastos.
Esse também é o primeiro passo para uma boa organização financeira, pois permite entender onde seu dinheiro vai todos os meses. Anotar os consumos do período pode não apenas ajudar a visualizar as despesas, mas também ver as possibilidades de economizar e até mesmo aumentar seu patrimônio no longo prazo. Mas o que diferencia as despesas fixas das variáveis?
Cíntia Senna, Mestre em Educação Financeira, explica que a principal diferença é a frequência dos gastos. “Todos os nossos gastos mensais não necessariamente são do mesmo valor, ainda que alguns apareçam sempre, como contas de água e luz.”, comenta.
Nesse sentido, as despesas fixas são aquelas que surgem todos os meses, como aluguéis, contas, prestações e parcelas, por exemplo. Ainda que os valores variem, eles com certeza estarão nas anotações do mês e não podem deixar de ser pagos.
Já nas despesas variáveis, Senna comenta que são aqueles gastos não recorrentes, que podem aparecer algumas vezes, mas são possíveis de economizar. “Às vezes eu tenho o aniversário, não é todo mês que acontece”, exemplifica. Geralmente mais ligados à atividades de lazer, esses são os gastos que é necessário ter mais foco quando a intenção é economizar.
Além disso, algumas categorias como transporte, saúde e higiene pessoal, devem ser adaptadas em cada cenário. Allan Inácio, professor de finanças do Centro Universitário Internacional Uninter cita que gastos com remédios de uso contínuo, por exemplo, podem ser inclusos em despesas fixas, mas a categoria saúde pode se encaixar melhor nos variáveis.
“Como é uma área imprevisível, os gastos com saúde podem ser muito altos em situações de emergência. Nesse caso, é essencial ter uma reserva financeira para eventuais problemas de saúde”, recomenda o professor.
Veja como identificar gastos fixos e variáveis
Por mais que pareça um passo pequeno, anotar gastos pode te deixar cada vez mais perto daquela viagem tão sonhada, ou de comprar um carro e até mesmo de conquistar uma aposentadoria tranquila.
Além disso, identificar gastos fixos e variáveis te garante um bom planejamento financeiro. Para virar um verdadeiro expert nas suas finanças e estar em total controle do seu dinheiro, o InfoMoney disponibiliza, totalmente de graça, uma planilha financeira de gastos mensais para te auxiliar.
Mesmo quem não possui conhecimentos avançados em finanças consegue usar a ferramenta para organizar os cálculos de acordo com sua realidade financeira. Entre as principais funcionalidades, é possível:
- Monitorar receitas e despesas;
- Identificar gastos desnecessários;
- Visualizar os períodos em que as contas ficaram no azul ou vermelho;
- Planejar sonhos;
- Ajustar expectativas financeiras.
Completamente editável, a planilha do InfoMoney foi desenvolvida para facilitar o acompanhamento personalizado de receitas e despesas, além de indicar as principais categorias que precisam fazer parte das suas análises.
The post O que são despesas fixas e variáveis? Veja as diferenças e dicas para se organizar appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney