Home / Tecnologia / Busca do Google pode estar ameaçada, e há empresas querendo lucrar com isso

Busca do Google pode estar ameaçada, e há empresas querendo lucrar com isso

Uma nova geração de startups está surgindo para atender à transformação radical na forma como as pessoas buscam informações online, conforme revela uma matéria do Wall Street Journal.

Com o crescimento de ferramentas como ChatGPT, Perplexity e outros assistentes de IA, empresas estão deixando de focar exclusivamente na busca tradicional do Google e voltando sua atenção para a visibilidade em respostas geradas por inteligência artificial.

Página inicial da Busca do Google aberta no Safari num MacBook
Google perde espaço para a IA, e novas startups querem aproveitar oportunidade (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Marcas precisarão se adaptar o mundo das buscas com IA

  • Startups como Athena, Profound e Scrunch AI estão desenvolvendo softwares que ajudam marcas a entender como os modelos de IA coletam, interpretam e transmitem informações, permitindo que otimizem seus conteúdos para essa nova realidade.
  • É uma espécie de “SEO 2.0” — otimização para mecanismos de resposta baseados em IA.
  • A Athena, por exemplo, fundada por um ex-membro da equipe de busca do Google, já conta com mais de 100 clientes e analisa como diferentes modelos de IA — como o ChatGPT — mencionam uma marca e de onde extraem suas informações.
  • A Profound, por sua vez, arrecadou mais de US$ 20 milhões para desenvolver plataformas que monitoram como chatbots constroem suas respostas.
  • Já a Scrunch AI foca em adaptar sites para melhor comunicação com bots de IA.

Leia mais:

Mulher digitando em um notebook com os dizeres "IA" projetado
Chatbots estão mudando as regras da busca online — e possivelmente criando um novo mercado bilionário (Imagem: GamePH/iStock)

Um futuro com buscas online sem visitar sites

Essas startups apostam em um futuro de “zero clique”, onde os usuários não visitarão mais sites, mas obterão todas as informações diretamente em interfaces conversacionais. Isso representa um grande desafio para o Google, cujo modelo de negócio se baseia no tráfego de links.

Embora a empresa esteja investindo em IA, como com os recursos AI Overviews e o Modo IA, a ameaça de perder relevância — e receita publicitária — é real.

Analistas e profissionais de SEO já estão dedicando parte significativa do seu tempo a essa nova frente de visibilidade digital, embora ainda haja incerteza sobre a eficácia dessas ferramentas em um ecossistema de IA em constante mudança.

Logo do AI Overviews em um smartphone
Google investe em IA para sua ferramenta de busca, mas já teme perder relevância (Imagem: Marco Lazzarini/Shutterstock)

O post Busca do Google pode estar ameaçada, e há empresas querendo lucrar com isso apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: Olhar Digital

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *