(Foto: David Dibert/Pexels)
A era de poucas barreiras comerciais e maior interdependência econômica entre países está chegando ao fim – e a agressiva guerra comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está alimentando ainda mais essa tendência.
Economistas do Wells Fargo esboçaram um cenário em que o mundo estaria dividido em três blocos comerciais liderados pelos EUA, China e União Europeia.
O fato é que a globalização começou a recuar antes mesmo de o presidente Donald Trump chocasse o mundo com sua agressiva guerra comercial no início deste ano.
Embora Trump tenha recuado em suas taxas mais altas, as tarifas, de alguma forma, não parecem que vão desaparecer tão cedo. Na quinta-feira (3), aliás, ele sugeriu que os EUA imporão unilateralmente tarifas de até 70% nos próximos dias.
Divisão
O bloco americano inclui a maior parte do Hemisfério Ocidental, incluindo o Brasil, além de aliados tradicionais na Ásia e no Oriente Médio. O bloco chinês inclui a Rússia, grande parte do Leste Asiático e da Ásia Central, as principais economias da África, bem como alguns países da América Latina (como a Bolívia e Venezuela) e do Oriente Médio. O bloco da União Europeia é o menor grupo, abrangendo a União Europeia, o Reino Unido, a Islândia, a Noruega, a Suíça, a Turquia e a Ucrânia.
“A desglobalização tem suas raízes na competição geopolítica e econômica entre os Estados Unidos e a China”, disse o Wells Fargo. “Eventos recentes levantam a possibilidade de uma maior clivagem na ordem econômica global. Especificamente, a possibilidade de a União Europeia seguir sua própria direção geopolítica e econômica não é mais inimaginável.”
O Wells Fargo presume que as contestações legais às tarifas de Trump fracassarão, com a alíquota efetiva se fixando em torno de 14%. Embora esteja bem abaixo de algumas das alíquotas mais altas divulgadas por Trump no “Dia da Libertação” (2 de abril), ainda representa um aumento acentuado em relação à alíquota efetiva de 2,3% no final de 2024.
The post Wells Fargo vê o mundo dividido em 3 blocos comerciais: China, União Europeia e EUA appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney