Home / Mundo / UE não fecha acordo com Trump e tenta evitar aumento de tarifas nas exportações

UE não fecha acordo com Trump e tenta evitar aumento de tarifas nas exportações

5 de julho de 2025 - 01:32Bandeira da União Europeia na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica
01/02/2023
REUTERS/Yves Herman

" data-medium-file="https://i1.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2025-02-10T105742Z_1_LYNXMPEL190DN_RTROPTP_4_UE-TRUMP-TARIFAS.jpg?fit=300%2C202&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2025-02-10T105742Z_1_LYNXMPEL190DN_RTROPTP_4_UE-TRUMP-TARIFAS.jpg?fit=1280%2C862&quality=70&strip=all">

BRUXELAS (Reuters) – Negociadores da União Europeia não conseguiram, até o momento, alcançar um avanço nas negociações comerciais com o governo dos Estados Unidos e podem agora tentar prorrogar a situação atual para evitar aumentos de tarifas, disseram nesta sexta-feira cinco diplomatas da UE informados sobre as negociações. 

A UE já havia perdido as esperanças de fechar um acordo comercial abrangente antes do prazo de 9 de julho estabelecido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, mas, após negociações em Washington, não ficou claro se será possível garantir nem um acordo preliminar mais leve.

A Comissão disse aos enviados da UE na tarde desta sexta-feira que acredita que os Estados Unidos estão dispostos a “pausar” as tarifas atuais em vigor para os parceiros com os quais chegaram a um acordo inicial, com possível alívio tarifário mais tarde.

Sem um acordo preliminar, as tarifas dos EUA sobre a maioria das importações aumentariam de seus atuais 10% para a taxa estabelecida por Trump em 2 de abril. No caso da UE, essa taxa seria de 20%.

Dois dos diplomatas da UE que falaram com a Reuters disseram que a Comissão parece estar pressionando mais pela primeira opção, para prorrogar a situação atual, e depois tentar negociar mais.

Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, disse na quinta-feira que as negociações devem continuar no fim de semana.

Atualmente, a UE enfrenta tarifas de 50% sobre as exportações de aço e alumínio para os Estados Unidos, tarifas de 25% sobre carros e peças automotivas e taxa de 10% sobre a maioria dos outros produtos.

A UE concordou com um pacote de 21 bilhões de euros de contramedidas, mas não as colocou em vigor. O bloco também está analisando um segundo pacote, originalmente previsto em 95 bilhões de euros. Esse valor foi reduzido para 72 bilhões de euros após o lobby de vários membros da UE, disseram dois dos diplomatas.

(Reportagem de Philip Blenkinsop e Julia Payne)

The post UE não fecha acordo com Trump e tenta evitar aumento de tarifas nas exportações appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *