A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), uma operação contra golpistas que se passam por advogados do escritório que leva o nome do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão na segunda fase da operação “Fallere”, da 5ª Delegacia, na região central de Brasília. Os alvos são dois homens suspeitos de participarem de uma tentativa de estelionato praticada contra clientes do escritório que leva o nome do governador.
A investigação também aponta que os suspeitos tentaram aplicar golpe no ex-deputado distrital Leandro Grass, atual presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), sem sucesso.
Na busca e apreensão desta quinta-feira, já foram apreendidos aparelhos celulares e tablet.
O crime praticado é conhecido como o “golpe do falso advogado” e usa principalmente a “engenharia social” para fazer com que as vítimas, contatadas geralmente por aplicativos de mensagem, acreditem possuir créditos em ações judiciais reais cuja liberação só seria feita após falsos pagamentos a título de taxas e custas processuais.
Essa modalidade criminosa está em franca ascensão, segundo investigadores. O delegado Welington Barros, responsável pelo caso, destaca que é preciso reforçar a orientação para que a população esteja sempre atenta a contatos repentinos de desconhecidos que, por meio de uma narrativa falsa, mas verossímil, criam uma sensação de urgência para fazer com que as vítimas acabem agindo sem refletir cuidadosamente, assim experimentando prejuízos por vezes irreparáveis.
“Essa advertência vale para o golpe do “falso advogado”, mas também para qualquer outro que, embora utilize uma história diferente, tem as mesmas características e objetivo”, reforça a polícia.
Fonte: CNN Brasil