O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) determinou, nesta terça-feira (1º), a cassação do mandato do prefeito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo (PSB), e do vice, Francisco Gadel Mesquita Pinheiro. Ambos também ficarão inelegíveis por oito anos.
A decisão judicial atende a uma ação movida pela Procuradoria Eleitoral, que acusa a chapa de associação com a facção criminosa Comando Vermelho durante a campanha municipal de 2024. Segundo a denúncia, a eleição foi marcada por um ambiente de intimidação de eleitores e uso de violência para favorecer a candidatura de Braga.

A estratégia por trás do pedido de Bolsonaro para formar maioria no Congresso em 2026
Ex-presidente mira controle legislativo para avançar projetos bolsonaristas, enfrentar o Supremo e blindar aliados; cenário eleitoral no Senado é estratégico

IOF é só o sintoma, “temos que tratar a doença”, diz Gilmar Mendes em Lisboa
Ministro do STF afirma que crise entre Executivo e Congresso revela falta de diálogo e cobra responsabilidade dos Poderes; declarações foram feitas durante o Fórum de Lisboa
A Procuradoria apontou que integrantes do Comando Vermelho teriam ameaçado eleitores rivais e espalhado mensagens de intimidação pelas redes sociais e muros da cidade. Em troca, segundo a investigação, um integrante da facção teria recebido um carro de luxo, supostamente financiado por pessoas ligadas ao então prefeito.
Nova eleição
Com a cassação, o vereador Joel Barroso (PSB), atual presidente da Câmara e filho do prefeito cassado, assume interinamente a prefeitura até que uma nova eleição seja realizada.
Braguinha, como é conhecido, havia sido reeleito em 2024 com 41,01% dos votos, em um pleito que contou com três outros candidatos: Tomás Figueiredo (MDB) com 29,44%, Dra. Lígia Protásio (PT) com 29,02% e Evelardo Bié (Novo) com 0,53%. Como o município tem menos de 200 mil eleitores, não houve segundo turno.
The post TRE-CE cassa prefeito de cidade no Ceará por suposta ligação com o Comando Vermelho appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney