Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski – Foto: Paulo Barros
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, minimizou nesta quarta-feira (2), durante conversa com jornalistas no Fórum de Lisboa, o impacto da crise entre o governo e o Congresso em torno do aumento do IOF. Segundo ele, a tensão é um episódio comum em democracias e será resolvida pela via judicial.
“Nas relações de vizinhança, nas relações comerciais, nem sempre se voa em céu de brigadeiro. Há momentos de turbulência, há momentos de concordância, isso é absolutamente normal numa democracia”, afirmou Lewandowski. “Ainda bem que essa questão vai ser discutida e dirimida pelo Judiciário, e não por outro meio qualquer. É o direito que vai decidir quem tem razão”.
IOF é só o sintoma, “temos que tratar a doença”, diz Gilmar Mendes em Lisboa
Ministro do STF afirma que crise entre Executivo e Congresso revela falta de diálogo e cobra responsabilidade dos Poderes; declarações foram feitas durante o Fórum de Lisboa
“Se Motta quiser” reforma administrativa pode propor medidas fiscais, diz Pedro Paulo
Coordenador do grupo da reforma administrativa, deputado afirma que proposta que será apresentada no dia 14 pode incluir dispositivos fiscais, caso haja decisão política da cúpula do Congresso
A judicialização da disputa foi formalizada com a ação apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de garantir a validade do decreto presidencial que elevou as alíquotas do IOF.
Para o ministro, trata-se de uma “questão jurídica, até de forma constitucional”, sobre quem tem a prerrogativa de alterar as alíquotas — se o Congresso Nacional ou o Executivo. “Quem vai decidir isso é a Suprema Corte brasileira”, reforçou.
Lewandowski também apontou que o processo pode levar a uma saída negociada. “Pode ser que haja uma conciliação, porque a nossa Constituição e a legislação processual preveem uma conciliação quando há disputas de grande dificuldade. Eu não vejo nenhum problema nesse sentido, não há confronto”, disse.
O ministro lembrou que, além da AGU, PSOL e PL já levaram o tema ao STF.
A declaração de Lewandowski soma-se ao esforço de pacificação que vem sendo mencionado por outros ministros do STF presentes no evento, como Gilmar Mendes, além do ex-presidente Michel Temer.
The post Lewandowski minimiza crise do IOF e diz que tensão entre Poderes é “normal” appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney