Home / Tecnologia / Microsoft demite 9 mil funcionários e divisão Xbox é bastante afetada

Microsoft demite 9 mil funcionários e divisão Xbox é bastante afetada

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (2) uma nova rodada de demissões em massa. Já especulado há alguns dias pela imprensa especializada, o corte atinge mais de 9 mil funcionários de uma só vez

A própria Microsoft fez outra rodada de demissões em maio deste ano, dispensando mais 6 mil funcionários de uma série de escritórios, inclusive no Brasil.

Na prática, isso significa quase 4% de todo o quadro de colaboradores contratados. A companhia garante que ao menos vai fornecer planos de seguro para quem foi dispensado, incluindo cobertura de plano de saúde e recursos para uma reposição no mercado a curto prazo. Além disso, alguns deles ainda terão tratamento prioritário na recontratação em outros cargos no setor de jogos.

Quem foi mais afetado pelas demissões?

Até agora, não há informações detalhadas sobre os setores e as localidades que mais passaram por redução de efetivo. A própria companhia ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas ela é uma das gigantes do mercado que aposta em inteligência artificial (IA) inclusive como futuro de operações inteiras.

Porém, o que se sabe até o momento é que a divisão do Xbox, conhecida oficialmente como Microsoft Gaming, foi bastante afetada. Phil Spencer, chefe do setor, disse em uma mensagem para a equipe que o objetivo foi “encerrar ou reduzir trabalho em certas áreas” e “seguir a liderança da Microsoft em remover camadas de gerência para aumentar agilidade e efetividade”.

Microsoft demite 9 mil funcionários e divisão Xbox é bastante afetada
Phil Spencer. (Imagem: GettyImages)

“Reconheço que essas mudanças vêm em um momento em que temos mais jogadores, games e horas jogadas do que nunca. Nossa plataforma, hardware e estratégia futura nunca pareceram tão fortes. (…) Nós devemos fazer escolhas agora para continuar o sucesso nos anos futuros e uma das chaves que é parte disso é a disciplina ao priorizar as oportunidades mais fortes”, disse o executivo.

De acordo com a Bloomberg, as seguintes unidades também passaram por reduções:

  • A desenvolvedora King cortou 10% da equipe, o que significa cerca de 200 pessoas. O estúdio foi comprado junto com a Activision Blizzard e é dona do fenômeno mobile Candy Crush;
  • Escritórios da gigante na Europa, como do grupo ZeniMax (dono da Bethesda) também foram afetados, mas ainda sem maiores detalhes;
  • Nos Estados Unidos, o processo de demissão ainda está em fase de divulgação aos funcionários afetados ao longo de todo o dia.

Quer continuar informado sobre a indústria dos games? Fique ligado nas novidades do Voxel no site e em nossas redes sociais!

Fonte: TecMundo

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *