O aeroporto internacional de Viracopos foi fechado durante a madrugada e o início da manhã desta quarta-feira (2), depois que um funcionário terceirizado morreu em um acidente na pista de pousos. O aeroporto fica em Campinas, interior de São Paulo.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) é a administradora do aeroporto e informou, em nota à imprensa, que o acidente aconteceu enquanto era feita uma manutenção na pista de pousos e decolagens do aeroporto.
“Houve um acidente envolvendo profissionais e veículos da empresa prestadora de serviços, resultando no óbito de um dos técnicos que atuava no local e que trabalhava para uma empresa terceirizada”, disse.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), as operações do aeroporto pararam temporariamente após a notificação do acidente, às 1h50 e a morte confirmada às 2h03. As atividades só foram retomadas e o aeroporto foi reaberto às 6h26.
No total, nove voos foram cancelados e 12 registraram atrasos. “A ABV lamenta profundamente o ocorrido e seguirá prestando apoio às investigações”, afirmou a concessionária.
O que aconteceu
O boletim de ocorrência informou que a vítima, Rodrigo Augusto Lucena Barros, 46, prestava serviço para uma empresa terceirizada e fazia a manutenção da pista quando foi atropelado por uma caminhonete de outra companhia.
A caminhonete era conduzida por um homem de 48 anos, que estava avaliando as condições de atrito da pista. Segundo o motorista, ele estava fazendo o retorno com o veículo até a cabeceira de partida e viu o veículo da outra empresa. De acordo com o depoimento, ele disse que “a vítima não estava no campo de iluminação do farol e não portava corretamente o colete refletivo, não conseguiu ver que ela estava na pista”, o que causou o atropelamento.
A SSP afirmou que o caso foi registrado como homicídio culposo (sem intenção) e que foi aberto um inquérito policial para apurar as circunstâncias do atropelamento.
A Azul destacou que, devido ao fechamento temporário do aeroporto, as operações com origem ou destino em Viracopos estão sendo afetadas. Até o momento, dez voos precisaram ser desviados para outros aeroportos. Além disso, cinco decolagens programadas para Campinas e cinco pousos com destino ao terminal foram cancelados.
“Os impactos serão sentidos durante o dia de hoje na operacionalização da malha da companhia, uma vez que Viracopos é o principal hub da empresa”, disse a companhia.
Segundo a companhia, voos extras estão sendo organizados para atender os passageiros, que estão recebendo toda a assistência prevista na Resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A Azul lamentou eventuais transtornos causados pela situação.
The post Aeroporto de Viracopos é fechado temporariamente após morte de funcionário appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney