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Por que a Maserati desistiu do seu superesportivo elétrico mais potente?

O Maserati MC20 Folgore prometia ser uma versão completamente elétrica do esportivo MC20. Entretanto, o projeto foi descontinuado e, embora a Maserati esteja passando por uma situação financeira complicada, a baixa demanda do público por esportivos elétricos é a maior culpada por essa decisão, segundo a montadora.

Essa já não é a primeira vez que a Maserati estaria aliviando o pé de um futuro 100% elétrico. Contudo, antes a marca visava dividir a linha MC20 em um modelo com motor a combustão para rua, um semi-pista e um EV. Agora, abandonou o projeto da versão elétrica.

O MC20 Folgore foi anunciado pela montadora em 2020 e deveria ser lançado em 2025. O modelo deveria contar com três motores elétricos que gerariam mais de 700 cv de potência, o que faria com que o Folgore fosse mais potente que seus irmãos equipados com motor V6 biturbo.

Um porta-voz da marca informou a decisão à revista britânica Autocar. Embora seja difícil desassociar a decisão ao corte de investimentos de 1,5 bilhão de euros que a Stellantis anunciou para a Maserati e à queda das vendas nos últimos anos, o porta-voz afirma que o fim do projeto do Folgore tem forte relação com a baixa demanda do mercado por esportivos elétricos.

“Estudos de mercado para o segmento de supercarros esportivos e especialmente para os clientes do MC20 demonstraram que eles têm grande interesse em dirigir motores a combustão interna poderosos.”

Vale lembrar que outros fabricantes de carros esportivos, como Mercedes-Benz, Porsche e Rimac publicaram declarações semelhantes nos últimos anos.

Com ou sem o enfoque na produção de veículos elétricos, o futuro da Maserati é incerto. A empresa teve uma queda de 57% nas vendas em 2024 quando comparadas ao ano anterior. A marca possivelmente passará por novas reestruturações nos próximos anos.

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Fonte: CNN Brasil

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