Neste mês de julho, a Shopee está completando 5 anos de atuação no Brasil e tem feitos importantes no país para se orgulhar. Além de revelar já ter distribuído mais de R$ 320 milhões em campanhas promocionais, a loja virtual estabeleceu no Brasil as promoções de datas duplas (7/7, por exemplo). E as conquistas têm certamente ajudado a marca a se livrar de um grande estigma.
Desde que chegou no país, a Shopee convive com um rótulo pejorativo de que vende produtos de baixa qualidade. O “meme” consiste em pegar uma versão de algo que aparenta ter menos qualidade do que o original e chamar aquilo de “da Shopee”. A brincadeira, inclusive, tem traços de xenofobia, já que a companhia tem origem asiática (ao contrário do que se pensa, ela é de Singapura e não da China).
Para se ter uma ideia de onde a questão chegou, em agosto do ano passado, o Corinthians teria até mesmo rejeitado uma proposta da empresa por medo de virar meme entre os rivais. Atualmente, a Shopee patrocina o Flamengo.

Executivos da empresa não falaram exatamente sobre a “piada” e nem o quanto a questão incomoda internamente, mas rebateram a ideia dizendo que alguns parâmetros mostram que cada vez mais brasileiros sabem que a loja virtual comercializa produtos de qualidade.
“A Shopee é o app de compras mais acessado no Brasil, já que 1/3 da população brasileira acessa pelo menos uma vez no mês. Além disso, ganhamos um prêmio Top of Mind em 2024 [que premia as marcas mais lembradas]. Então os dados concretos mostram que os brasileiros estão nos conhecendo como um marketplace de compras seguras e recorrentes”, argumentou Luciana Hachmann, head de Relações Governamentais da Shopee, em evento realizado nesta terça-feira (24) em São Paulo (SP).
Felipe Piringer, head de Marketing e Growth, acrescentou que a companhia segue se apresentando para as pessoas e que aposta justamente no comércio local para desfazer qualquer ideia pejorativa. De acordo com os executivos, mais de 90% das vendas são de lojistas nacionais.

“O nosso foco é o empreendedorismo local, mas também temos lojas oficiais de grandes marcas e muitas outras ferramentas como lives, vídeos e chat direto com o vendedor antes da compra para tirar dúvidas. Então tudo isso são coisas que a gente valoriza e que trazem transparência para o consumidor, para que ele saiba o que está comprando”, disse.
Números locais
A Shopee alcançou números expressivos nestes cinco anos atuando em solo nacional. Atualmente, são 13 centros de distribuição, 150 hubs logísticos, mais de 25 mil funcionários, 45 mil motoristas e entregadores e mais de 3 milhões de vendedores.
Em uma rápida apresentação, Pyne Kyaw, Country Manager da Shopee Brasil, comentou que o nosso país já é um dos principais mercados da empresa no mundo.
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Sem dar detalhes sobre ticket médio, Luciana Hachmann explicou que a marca tem inclusive visto um crescimento no valor dos produtos vendidos por aqui. Em um slide, ela exemplificou que em 2020, produtos como ring lights e ventiladores de mão estavam entre os mais vendidos.
Em 2023, câmeras de segurança e escovas secadoras apareceram no topo, enquanto no ano passado o pódio foi ocupado por video games, airfryers e celulares.
Para construir essa confiança, os executivos afirmaram que a empresa também tem combatido a pirataria e a venda de itens ilegais ou não certificados.
“Temos ferramentas automáticas, um time que checa e ainda os consumidores que têm o poder de denunciar [a venda de produtos piratas]. Com a escala que temos, é um processo bem desafiante. Mas essa é uma prioridade desde o dia zero”, pontuou Piringer.
Mais benefícios para consumidores
Além de um breve balanço dos cinco anos de operação no Brasil, a Shopee aproveitou o evento para revelar novidades.
A primeira é que as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (BH) já estão tendo entregas no mesmo dia ou no dia seguinte. Os municípios se juntam a São Paulo, que até então era a única capital brasileira em que compradores recebiam produtos em até 24 horas.

Outra revelação é que a empresa fez uma parceria com a Azul e criou uma rota aérea entre São Paulo e Manaus (AM) para facilitar o transporte de produtos entre as duas regiões. A operação não será feita em voos exclusivos e promete agilizar entregas sem aumentar o valor dos fretes.
Por último, a Shopee anunciou que a campanha do 7/7 terá R$ 14 milhões em cupons de desconto, além de 30% off em lojas oficiais e ainda cupons de frete grátis para compras acima de R$ 10.
Fonte: TecMundo