O Brasil voltou a se destacar no Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions, considerado o mais prestigiado da publicidade mundial. Nesta quinta-feira (19), a campanha ‘Pedigree Caramelo’, criada pela AlmapBBDO para a marca de ração da Mars, conquistou o Leão de Ouro na categoria Creative Strategy, que reconhece ideias com forte embasamento estratégico e relevância cultural.
A peça, que incentiva a adoção responsável de cães sem raça definida — popularmente conhecidos como “vira-latas caramelo” —, já havia faturado Prata em Direct e Bronze em Social & Creator. Agora, é também a única brasileira finalista na categoria Titanium, que premia as ideias mais inovadoras do ano, com impacto transcendente.
Publicidade brasileira acumula 96 prêmios e se aproxima de recorde
Com os resultados anunciados nesta quarta, o Brasil acumula 96 troféus nesta edição do Cannes Lions, superando os 92 prêmios de 2023. Ao todo, o país soma agora:
• 4 Grand Prix
• 17 Ouros
• 33 Pratas
• 42 Bronzes
O recorde histórico continua sendo de 115 leões, conquistado em 2013. Nesta edição, o país também foi homenageado como “Creative Country of the Year”, reconhecimento inédito que destaca o papel da indústria publicitária brasileira no cenário global.
Destaques da rodada: iFood também leva Ouro
Além da campanha da Pedigree, outro destaque do dia foi a campanha ‘Recipe for Growth’, da agência DM9 para o iFood, que levou Ouro em Creative Commerce e Bronze em Business Transformation. A peça usou dados e comportamento do consumidor para transformar a experiência de pequenos comerciantes na plataforma.
Ao todo, nas categorias anunciadas hoje — Brand Experience, Creative Strategy, Innovation, Luxury, Commerce, Business Transformation e Creative Effectiveness — as agências brasileiras somaram:
• 4 Ouros
• 8 Pratas
• 10 Bronzes
Brasil aposta alto: R$ 16 milhões só em inscrições
As agências brasileiras investiram pesado para marcar presença em Cannes. Apenas em inscrições, o investimento supera os R$ 16 milhões, com mais de 2.700 campanhas nacionais inscritas, entre um total de cerca de 27 mil peças de todo o mundo.
A expectativa agora está voltada para o anúncio dos últimos vencedores, que será feito nesta sexta-feira (20), incluindo as disputadas categorias Film, Titanium, Glass: The Lion for Change e Sustainable Development Goals.
Em Film — a categoria mais nobre e tradicional do festival — o Brasil conta com oito campanhas finalistas e mira novas premiações para fechar Cannes 2025 com desempenho histórico.
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Fonte: InfoMoney