A Barbie vai falar — ou quase isso. A Mattel anunciou uma parceria inédita com a OpenAI para incorporar ferramentas de inteligência artificial em seu portfólio de brinquedos.
A fabricante é dona de marcas icônicas como Barbie, Hot Wheels, Jurassic World, Matchbox e Fisher-Price, e pretende usar a tecnologia para dar uma nova camada de interatividade aos seus produtos.
- Leia também: Em parceria com ex-Apple, OpenAI lançará um dispositivo que não é celular e nem relógio
“Com mais de 80 anos de confiança conquistada entre pais e famílias, a Mattel lidera a adoção de novas tecnologias que aprimoram o engajamento dos fãs de forma responsável e cuidadosa”, disse a companhia no comunicado oficial. “Como parte dessa colaboração, Mattel e OpenAI enfatizaram segurança, privacidade e proteção nos produtos e experiências que chegarão ao mercado.”

Por enquanto, não há detalhes sobre os projetos específicos da parceria, mas é fácil imaginar o que vem por aí: personagens com IA própria, interações personalizadas com brinquedos e talvez até uma Barbie com respostas geradas por GPTs — tudo com a proposta de tornar a experiência ainda mais imersiva.
IAs para dar vida aos brinquedos?
A tecnologia da OpenAI, afinal, permite a criação de personas virtuais customizadas, e não seria surpresa ver isso aplicado em personagens do universo Barbie, por exemplo. Como essa integração vai acontecer, porém, ainda é um mistério.
“A Mattel e a OpenAI continuarão colaborando no desenvolvimento simultâneo de uma série de produtos e experiências”, afirmou a fabricante. O primeiro projeto da parceria deve ser anunciado ainda este ano.
A inteligência artificial está invadindo até os brinquedos. Quer saber como isso vai afetar o futuro da diversão e da tecnologia? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe de perto as próximas jogadas da IA no mundo real.
Fonte: TecMundo